Em Parauapebas, departamento de Turismo fará parte da estrutura do Gabinete do Prefeito

0
354

Os vereadores aprovaram o remanejamento do Departamento de Turismo da estrutura interna da Secretaria Municipal de Desenvolvimento para o Gabinete do Prefeito. A mudança está prevista no Projeto de Lei nº 5/2017, de autoria do prefeito Darci Lermen, que foi aprovado na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (9).

Na justificativa da proposição, o prefeito argumenta que o setor terá mais atenção com a vinculação ao gabinete dele.

Destaca-se que tal departamento necessita imensamente de atenção especial, a fim de buscar crescimento satisfatório que reflita positivamente na economia do município. Vale mencionar que a cidade tem potencial turístico praticamente inexplorado, resultando em prejuízos aos cofres públicos, bem como para todo o setor comercial da região e, consequentemente, à população. Além disso, a falta de política na seara turística impede oportunidades de renda às famílias mais carentes”, explicou Darci Lermen.

Votação

No entendimento do vereador Zacarias Marques (PSDB), a mudança vai proporcionar maior autonomia no funcionamento do Departamento de Turismo. “Por mais que o secretário seja gestor da pasta, ele não tem controle financeiro, pois depende do prefeito. Estando no gabinete, acredito que poderemos ter uma cobrança mais eficiente. Precisamos explorar nossas riquezas naturais e fazer com que Parauapebas seja vista lá fora não apenas como um depósito minerário”.

Para Joelma Leite (PSD), o ideal seria a criação da Secretaria Municipal de Turismo, que possibilitaria a Parauapebas receber verbas federais deste setor. “No entanto, sabemos que a estrutura administrativa está comprometida, devido à queda dos recursos e a criação de uma secretaria seria inviável. Esse departamento é de extrema importância, pois temos um potencial turístico inexplorado em nossa cidade. O turismo gera renda, e nessa crise pela qual estamos passando tudo que gerar renda é bem vindo. Acredito que o departamento indo para o gabinete do prefeito o turismo possa vir a ser uma política prioritária desse governo para Parauapebas”.

Na avaliação de Ivanaldo Braz (PSDB), seria melhor manter o departamento dentro da Secretaria de Planejamento. “A meu ver, era melhor tirar uma verba do gabinete e colocar na secretaria para tocar o setor. Mas o prefeito é o mentor; ele escolhe para onde leva”.

Marcelo Parcerinho (PSC) também não viu motivo para realizar o remanejamento. “Poderia fazer um remanejamento de verba. Acho que é um acúmulo de função para o gabinete, que já abrange vários departamentos. Para mim, o local do setor de turismo seria mesmo em uma secretaria própria para este fim”.

Apesar das discordâncias, todos os vereadores votaram a favor do projeto, que será encaminhado para sanção do prefeito.

exto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.