O brasileiro vai encontrar em 2019 um calendário com menos feriados prolongados. Das 13 datas comemorativas nacionais (incluindo pontos facultativos), há apenas cinco feriadões. Neste ano, a situação foi bem diferente. Foram registradas dez possibilidades de “emendas”, já que a maior parte das datas caiu no final ou no começo da semana.

Dos feriados nacionais que poderão ser emendados em 2019 estão o Carnaval, o Corpus Christi (ponto facultativo), a Semana Santa, a Proclamação da República e o Dia do Servidor Público (ponto facultativo). Os paulistanos, no entanto, terão duas folgas a mais. O aniversário da cidade, comemorado no dia 10 de maio, cairá numa sexta-feira. No dia 9 de julho também há o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, marcado para uma terça.

Apesar do tradicional Dia de São Sebastião (20 de janeiro) que vai cair em um domingo, haverá as comemorações pelo Dia de São Jorge (23 de abril) em uma terça. No Pará, o calendário oficial aponta o feriado de 15 de agosto, relacionado à Adesão do Pará à Independência. E cairá numa quinta-feira.

No calendário oficial do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão não entram na lista as comemorações municipais -como aniversários da cidade ou de padroeiros- ou estaduais facultativas.

Comentários