Edmilson Sanches ministra palestras no aniversário da Academia Parauapebense de Letras

0
356

A convite da Academia Parauapebense de Letras (APL), com apoio da Biblioteca Sônia Cortêz, Câmara Municipal e Prefeitura de Parauapebas, o jornalista, professor e consultor Edmilson Sanches [foto] ministrará uma série de palestras como parte das solenidades do primeiro aniversário da APL.

Para o presidente da entidade, Paulo da Silva Reis, a formação, o conhecimento e a experiência de Edmilson Sanches em vários campos profissionais e do saber são uma contribuição inestimável para todos aqueles que tiverem a oportunidade de ouvi-lo.

Palestras

Dia 16 (quarta-feira), às 9 horas, aniversário da Academia Parauapebense de Letras, no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal, Edmilson Sanches falará sobre o tema “O escritor, o livro e a leitura – A santíssima trindade da literatura”. Sanches já escreveu e publicou dezenas de livros de literatura, administração, comunicação e desenvolvimento. É autor de um dos maiores livros já escritos sobre um município brasileiro, a “Enciclopédia de Imperatriz”.

Dia 17 (quinta-feira), às 16 horas, Sanches ministrará a palestra “Ética pessoal, empresarial e política – Muito citada, pouco exercitada”. Edmilson Sanches foi o vereador mais votado de Imperatriz em 2008 e também dirigente e consultor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

Dia 18 (sexta-feira), às 9 horas, a palestra de Edmilson Sanches será sobre o tema “A importância da academia de letras para uma cidade – Porque as pessoas não são apenas bucho e bolso”. Sanches fundou a Academia Imperatrizense de Letras, que presidiu por duas vezes, e também é fundador e membro das academias de Letras de Caxias, Açailândia e Santa Inês, e da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão. Nesse mesmo dia, à noite, Sanches terá uma reunião de trabalho com diretores e membros da Academia de Letras local, oportunidade em que apresentará um pouco de sua experiência na criação e gestão de instituições literárias.

Para o sábado, dia 19, está sendo organizada a realização de um encontro de Edmilson Sanches com os os profissionais de comunicação de Parauapebas. Edmilson Sanches criou e dirigiu jornais, com vasta experiência como redator, repórter, articulista, editorialista e colunista.

Em Brasília (DF), foi diretor executivo da Federação Nacional de Imprensa (Fenai). Como participante e conferencista, esteve presente em diversos encontros e congressos de imprensa pelo Brasil. Foi professor universitário responsável pelas disciplinas “Assessoria de imprensa” e “Entrevista, pesquisa e reportagem”. Escreveu livros sobre legislação e ética, deontologia jornalística e história da imprensa no sul do Maranhão.

Na avaliação do presidente da APL, as palestras serão um marco na sua gestão, com reais possibilidades de, a partir delas, criar-se um ciclo de eventos que tenham em vista a realização de novas palestras tanto para as pessoas ligadas à literatura, à arte e à cultura quanto para outros públicos profissionais do município de Parauapebas e região. A ideia é a de a Academia montar um portfólio de palestras, cursos, oficinas e outros eventos de treinamentos.

Quem é

Palestrante e conferencista de reconhecidos méritos, Edmilson Sanches já esteve em quase todos os estados do Brasil, além de Europa e Estados Unidos. Tem dezenas de livros e outros trabalhos publicados, alguns deles adotados como bibliografia obrigatória em universidades de Fortaleza (CE) e São Paulo.

Edmilson Sanches é presidente de honra do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz (MA) e ex-diretor da Faculdade de Imperatriz (Facimp). Instrutor do Senac, Sebrae, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetaema), Associações de Moradores, CDL e Associação Comercial e Industrial. Foi instrutor da Polícia Militar (Polícia Cidadã) e de cursos de Gestão Pública e de Jornalismo da Universidade Estadual do Maranhão.

No serviço público, Sanches foi secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, de Comunicação e Cultura e subsecretário de Governo e Projetos Estratégicos, além de destacado funcionário do Banco do Nordeste do Brasil, a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina, da qual foi assessor da Presidência.

Tem pós-graduação e aperfeiçoamento em administração pública (Brasília-DF), administração e negócios (Fortaleza-CE), comunicação e desenvolvimento regional (São Paulo). Graduado em Letras. Técnico em Contabilidade. Deixou sem concluir os cursos de Direito (Universidade Federal do Ceará, Fortaleza) e pós-graduação em Psicopedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Ministério do Exército).

Atualmente, é concluinte de bacharelado em administração pública na Universidade Estadual do Maranhão. Formação complementar: “Update in Organizational Behavior” [Atualização em Comportamento Organizacional] (Wharton School, São Paulo, SP); Formação de Gerentes de Classe Especial e Primeira Classe (Banco do Nordeste, Fortaleza, CE); Gestão de Projetos (Faculdade de Imperatriz); Aperfeiçoamento de Instrutores (Sebrae, Imperatriz, MA); Aperfeiçoamento em Contabilidade (Senac).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui