Edmilson Sanches ministra palestras no aniversário da Academia Parauapebense de Letras

0
416

A convite da Academia Parauapebense de Letras (APL), com apoio da Biblioteca Sônia Cortêz, Câmara Municipal e Prefeitura de Parauapebas, o jornalista, professor e consultor Edmilson Sanches [foto] ministrará uma série de palestras como parte das solenidades do primeiro aniversário da APL.

Para o presidente da entidade, Paulo da Silva Reis, a formação, o conhecimento e a experiência de Edmilson Sanches em vários campos profissionais e do saber são uma contribuição inestimável para todos aqueles que tiverem a oportunidade de ouvi-lo.

Palestras

Dia 16 (quarta-feira), às 9 horas, aniversário da Academia Parauapebense de Letras, no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal, Edmilson Sanches falará sobre o tema “O escritor, o livro e a leitura – A santíssima trindade da literatura”. Sanches já escreveu e publicou dezenas de livros de literatura, administração, comunicação e desenvolvimento. É autor de um dos maiores livros já escritos sobre um município brasileiro, a “Enciclopédia de Imperatriz”.

Dia 17 (quinta-feira), às 16 horas, Sanches ministrará a palestra “Ética pessoal, empresarial e política – Muito citada, pouco exercitada”. Edmilson Sanches foi o vereador mais votado de Imperatriz em 2008 e também dirigente e consultor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

Dia 18 (sexta-feira), às 9 horas, a palestra de Edmilson Sanches será sobre o tema “A importância da academia de letras para uma cidade – Porque as pessoas não são apenas bucho e bolso”. Sanches fundou a Academia Imperatrizense de Letras, que presidiu por duas vezes, e também é fundador e membro das academias de Letras de Caxias, Açailândia e Santa Inês, e da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão. Nesse mesmo dia, à noite, Sanches terá uma reunião de trabalho com diretores e membros da Academia de Letras local, oportunidade em que apresentará um pouco de sua experiência na criação e gestão de instituições literárias.

Para o sábado, dia 19, está sendo organizada a realização de um encontro de Edmilson Sanches com os os profissionais de comunicação de Parauapebas. Edmilson Sanches criou e dirigiu jornais, com vasta experiência como redator, repórter, articulista, editorialista e colunista.

Em Brasília (DF), foi diretor executivo da Federação Nacional de Imprensa (Fenai). Como participante e conferencista, esteve presente em diversos encontros e congressos de imprensa pelo Brasil. Foi professor universitário responsável pelas disciplinas “Assessoria de imprensa” e “Entrevista, pesquisa e reportagem”. Escreveu livros sobre legislação e ética, deontologia jornalística e história da imprensa no sul do Maranhão.

Na avaliação do presidente da APL, as palestras serão um marco na sua gestão, com reais possibilidades de, a partir delas, criar-se um ciclo de eventos que tenham em vista a realização de novas palestras tanto para as pessoas ligadas à literatura, à arte e à cultura quanto para outros públicos profissionais do município de Parauapebas e região. A ideia é a de a Academia montar um portfólio de palestras, cursos, oficinas e outros eventos de treinamentos.

Quem é

Palestrante e conferencista de reconhecidos méritos, Edmilson Sanches já esteve em quase todos os estados do Brasil, além de Europa e Estados Unidos. Tem dezenas de livros e outros trabalhos publicados, alguns deles adotados como bibliografia obrigatória em universidades de Fortaleza (CE) e São Paulo.

Edmilson Sanches é presidente de honra do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz (MA) e ex-diretor da Faculdade de Imperatriz (Facimp). Instrutor do Senac, Sebrae, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetaema), Associações de Moradores, CDL e Associação Comercial e Industrial. Foi instrutor da Polícia Militar (Polícia Cidadã) e de cursos de Gestão Pública e de Jornalismo da Universidade Estadual do Maranhão.

No serviço público, Sanches foi secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, de Comunicação e Cultura e subsecretário de Governo e Projetos Estratégicos, além de destacado funcionário do Banco do Nordeste do Brasil, a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina, da qual foi assessor da Presidência.

Tem pós-graduação e aperfeiçoamento em administração pública (Brasília-DF), administração e negócios (Fortaleza-CE), comunicação e desenvolvimento regional (São Paulo). Graduado em Letras. Técnico em Contabilidade. Deixou sem concluir os cursos de Direito (Universidade Federal do Ceará, Fortaleza) e pós-graduação em Psicopedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Ministério do Exército).

Atualmente, é concluinte de bacharelado em administração pública na Universidade Estadual do Maranhão. Formação complementar: “Update in Organizational Behavior” [Atualização em Comportamento Organizacional] (Wharton School, São Paulo, SP); Formação de Gerentes de Classe Especial e Primeira Classe (Banco do Nordeste, Fortaleza, CE); Gestão de Projetos (Faculdade de Imperatriz); Aperfeiçoamento de Instrutores (Sebrae, Imperatriz, MA); Aperfeiçoamento em Contabilidade (Senac).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.