As tradicionais campanhas educativas realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), continuam garantindo a queda no número de acidentes de trânsito em Parauapebas.

De acordo com relatório divulgado pelo NET, durante o mês de julho, quando o órgão realiza a Operação Veraneio, intensificando a fiscalização nos fins de semana, o número de acidentes caiu de 56 para 31, o que representa uma diminuição de 32,4% se comparado ao mês de julho de 2016.

Neste ano, no mês das férias, 13 condutores se feriram em acidentes, mas sem nenhuma vítima fatal. Já em 2016 o número ficou em 20 vítimas e uma pessoa faleceu. Entre os pedestres houve apenas uma morte, em 2016, enquanto o número de passageiros feridos se manteve em seis vítimas.

Com a queda nos acidentes, consequentemente o número de vítimas tende a ser menor. No total, em julho de 2016 foram registradas 28 vítimas. Em julho deste ano o número caiu significativamente e ficou em 19 vítimas em meio a um trânsito movimentado por uma frota de mais 80 mil veículos.

Este ano, a Operação Veraneio foi reforçada com o apoio da Guarda Municipal, que também atuou em ações educativas, sobretudo aos fins de semana, nas saídas para balneários, quando há maior incidência de acidentes de trânsito.

Em decorrência das férias escolares, o fluxo aumenta durante o fim de semana principalmente em vias utilizadas para o acesso à zona rural, o que facilita o trabalho de conscientização do departamento, atingindo cada vez mais pessoas.

De acordo com o coordenador do NET, Milton Lima, a redução tem relação diretamente com as campanhas educativas, além da fiscalização. “Nosso objetivo principal é preservar a vida, e a conscientização ainda é o maior desafio”, comentou.

Texto: Jéssica Diniz/Ascom

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here