Mais de 230 pessoas participaram do Passeio Ciclístico no último domingo (29), em alusão ao Movimento Maio Amarelo. Vestidos com camisas amarelas e devidamente equipados, os ciclistas percorreram cerca de 14 quilômetros, com o objetivo chamar atenção pela vida no trânsito.

“Queremos despertar nas pessoas o sentimento de respeito à vida no trânsito”, frisou o eletricista, Alessandro Batista Pantoja, que ficou sabendo do passeio por meio de um grupo de WhatsApp.

A empresária Esmeralda Bortoline, afirmou que além da saúde, buscou a companhia do filho Rayner Júnior, de 13 anos, para levantar a bandeira do ciclismo, modalidade que vem ganhando mais adeptos a cada dia no município. “Precisamos ser mais respeitados pelos motoristas, assim como precisamos respeitá-los ”, diz ela que começou a pedalar há apenas 15 dias.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Milton Lima, o passeio acontece em parceria com as Bicicletarias Santos e Bike Show.

“É importante que todos tenham consciência, seja pedestre, motorista ou ciclista, todos devem promover um trânsito mais seguro”, disse ele, complementando que o Governo Municipal está se preocupando com esse tipo de transporte, e em algumas ruas, como é o caso da PA 160, já possuem ciclofaixas.

Para o gerente de qualidade, segurança e saúde da Andrade Guitierrez, Rafael Monteiro, a parceria da empresa, da Vale e Prefeitura já existe há muito tempo, sempre fazendo campanhas voltadas para o trânsito, pensando no trabalhador dentro e fora das obras. “Pensamos em sensibilizar nossos colaboradores. A bicicleta é uma alternativa viável de cuidar do trânsito, da saúde e do meio ambiente”, destacou.

Os ciclistas percorreram pelas PA’s 160, 275, Rua do Comércio, Rio de Janeiro, 16, Rua E, até chegarem a Praça de Eventos. Durante todo o percurso, eles foram acompanhados por agentes do DMTT, Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Joice Lima

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here