Essa semana foi especial para o produtor rural, Raimundo da Silva, da região da Palmares I, que realizou a primeira colheita de sua plantação de cebola de cabeça. Pioneiro no município por ter tido a iniciativa desse tipo de plantio, o agricultor conseguiu fazer a colheita de cerca de 8 mil toneladas de cebola.

“Muitas pessoas me disseram que não conseguiria plantar cebola nesta terra, devido ao clima. Nessa colheita consegui cerca 8 mil toneladas de cebola para vender, uma vitória”, comemora o agricultor, que está entre os produtores rurais atendidos pela Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

O prefeito Valmir Mariano acompanhado do secretário de Produção Rural, Horácio Martins, além do Presidente da Câmara Municipal, Ivanaldo Braz e do vereador Zacarias Marques visitaram a propriedade para conhecer in loco a iniciativa. “É gratificante saber que colaboramos com iniciativas que trazem novas alternativas econômicas para o homem do campo; isso é desenvolvimento para o nosso município. Seu Raimundo é um exemplo de perseverança e trabalho”, disse o prefeito.

Com o apoio da equipe técnica da Sempror, o agricultor destaca que está satisfeito com o resultado de sua plantação. Este ano, Raimundo também já plantou maracujá, melancia, feijão, cheiro verde e goiaba, tendo realizado, inclusive, a colheita dessas frutas e verduras.

De acordo com o secretário de Produção Rural, Horácio Martins, a ideia é diversificar a produção do município.  “Já temos boas experiências com fruticultura [banana, maracujá, melancia] e queremos expandir e diversificar a agricultura local. Essa experiência de plantar cebola de cabeça é inovadora em nosso município, estamos muito felizes com o resultado positivo, pois demostrou a viabilidade econômica e produtiva. Agora vamos incentivar outros produtores no plantio desse tipo de cebola”, declara Horácio Martins.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here