Com previsão de fortes chuvas para os próximos dias, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) tem se preparado para atuar nas áreas de risco na cidade. Como parte deste preparo, nesta semana toda a equipe fez a atualização da Carteira de Vacinação, recebendo doses das vacinas contra febre amarela, antitetânica e hepatite C, disponibilizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“A imunização é necessária haja vista que os servidores poderão ter contato com objetos cortantes ou até mesmo com insetos transmissores de doenças”, observou o coordenador da Defesa Civil, Jales Santos, para informar que o órgão está trabalhando em estado de atenção, momento em que os cuidados são redobrados. “Estamos monitorando as áreas de risco e acompanhando a medida do rio Parauapebas, que nos últimos dias tem atingido 6,12 metros”, apontou Jales.

VISITA ÀS ÁREAS DE RISCO

Na última semana, equipes da Comdec estiveram orientando os moradores da área de risco conhecida como palafitas, da avenida Novo Brasil e das Casas Populares. As ações também contaram com a participação da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que fez a limpeza de canais da cidade.

“Estamos em parceria com a Secretaria de Obras, que está fazendo a retirada de entulhos de vários pontos de Parauapebas e que sentiu a necessidade de que esses moradores fossem orientados sobre os riscos de viverem em locais como esses e a necessidade de manter estes ambientes limpos”, destacou Jales Santos.

A dona de casa Maria de Fátima Costa, que mora próximo à área de risco das palafitas, parou para ouvir atentamente as informações da equipe. “Cada morador deve fazer a sua parte para evitar riscos de contaminação e acúmulo de entulhos, que possam levar a situação de risco, com o entupimento do canal. É muito importante receber essa visita, pois assim podemos nos prevenir”, considerou.

Há dois meses vivendo na área de risco, Aldemir Sodré contou que já pode ver o nível das águas chegando próximo à casa onde mora. “É a primeira vez que recebo a visita do pessoal da Defesa Civil e achei muito boas as orientações. Este ano já vi situações de cheia nessa área e sabemos que estamos sendo assistidos”, reconheceu ele.

ATENDIMENTO

A Comdec realiza os atendimentos por meio de equipes identificadas e está fazendo um planejamento para também atingir a comunidade escolar. “Sabemos que as crianças conseguem sensibilizar seus pais sobre atitudes que podem evitar situações de risco”, explicou Jales, que mencionou ainda que os servidores trabalham em escalas, para melhor atendimento à comunidade.

E orientou às famílias que vivem em área de risco para que entrem em contato por meio dos números de telefone 3356-2597, 199 ou no whatsApp 99290-5969.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here