Curso de inclusão digital chega à comunidades da zona rural de Parauapebas e Curionópolis

0
375

O universo da informática e da internet está sendo desbravado por jovens e adultos das comunidades Nova Esperança e APA do Gelado, em Parauapebas, e também de Serra Pelada, em Curionópolis, que participam de curso de inclusão digital. A iniciativa, fruto da parceira entre Vale e as associações de moradores e produtores, tem um diferencial: a capacitação é realizada nas comunidades, na zona rural dos municípios.

As aulas são realizadas em escolas ou nas sedes das associações, facilitando o acesso dos participantes como a Adriana Aparecida Dias da Silva, moradora de Nova Esperança. Ela e mais 14 jovens da comunidade participaram do curso de inclusão digital. “Eu conheço o básico de informática e quando fiquei sabendo dessa novidade, fiquei muito feliz porque não sou só eu, mas tem vários jovens aqui na região que precisam e maioria deles não tem condições de pagar. Por isso esse curso caiu como uma luva pra gente e, se aparecer uma oportunidade lá na frente, a gente tem pelo menos a noção do que é o manuseio de um computador”, comenta.

De acordo com Edivaldo Braga, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Parauapebas, este e outros projetos apoiados pela empresa são indicados pela própria comunidade, por meio das associações. “Nós dialogamos com as comunidades e, dentro um plano de relacionamento que é realizado durante todo o ano, nós atuamos para a construção conjunta desses projetos”, explica.

 
Parceria entre Vale e associação leva curso de inclusão digital para Serra Pelada
O curso teve duração de 63h e contemplou o manuseio do sistema operacional (Windows 8) e o pacote Office (Word, Excel e Power Point), além das ferramentas de pesquisa de internet.

As turmas de Serra Pelada e Nova Esperança já concluíram o curso. Já os alunos de APA do Gelado ingressaram em sala de aula neste mês de novembro.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.