Comunidade da Serra Pelada prestigia em peso desfile cívico

0
82
O aniversário de 195 anos de Independência do Brasil foi comemorado pela comunidade da Serra Pelada com muito entusiasmo, a avenida por onde alunos e servidores públicos passaram para apresentar o desfile cívico ficou lotada. O público foi em peso prestigiar as apresentações dos alunos da rede pública de ensino da localidade, na manhã desta quarta-feira (6).
A criatividade da equipe pedagógica e o empenho dos pais em preparar seus filhos para o desfile foram destacados pelo prefeito, Adonei Aguiar, que acompanhou os alunos desde o início do trajeto, nas proximidades da sede da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).
“Esse é o primeiro desfile cívico em nossa gestão, quero parabenizar todos os envolvidos na organização pelo empenho e dedicação e quero informar que no próximo ano esse desfile será no asfalto, esse é um compromisso nosso”, declarou o prefeito. O distrito de Serra Pelada existe desde o início do garimpo de ouro, que chamou a atenção do mundo na década de 80, apesar desse ícone de riqueza a comunidade nunca foi beneficiada com pavimentação asfáltica.
Para a aposentada Júlia Germano de Jesus Lima, ter asfalto em sua comunidade será um sonho antigo a ser realizado, “nós sofremos muito com a poeira, todos nós ansiamos por esse asfalto em nossas ruas”.
Desfile cívico
Toda a comunidade escolar se envolveu de cabeça na organização do desfile, “estamos fazendo os preparativos desde o nosso retorno das férias, é muito trabalhoso, mas valeu a pena, os alunos aprenderam sobre os assuntos que abordamos e os pais se dedicaram bastante para caracterizar seus filhos de acordo com o que a escola pediu”, disse a professora de educação infantil, Camila Borges Silva.
“Eu tive todo o prazer do mundo de preparar minha filha para o desfile, sei que é importante para o aprendizado dela, esse momento ficará marcada em sua memória”, disse Solange Souza da Silva, mãe da pequena Izadora Souza Silva, de três anos, que desfilou como cinderela.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), 894 alunos estudam no distrito da Serra Pelada. “Esse ano nós trabalhamos duas temáticas distintas, aqui em Serra Pelada a equipe pedagógica abordou com os alunos assuntos relacionados à Literatura e aos grandes autores, o desfile foi preparado a partir desse tema. As escolas da sede do município trabalharam temas relacionados aos Estados brasileiros”, afirmou a titular da Semed, Lêda Viseiro da Silva.
As quatro escolas da Serra Pelada se apresentaram no desfile: Escola Municipal de Educação Infantil Antônia Pimenta de Moura e as de ensino fundamental Rita Lima de Souza, Maria Berlamina Alves da Silva e Ângela Maria Corrêa Bezerra. A Associação de Mulheres da Serra Pelada (Amasp) também se apresentou.  O desfile das escolas de Curionópolis será realizado nesta quinta-feira (07), às 18h, na PA 275.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here