Com folga: Mineradora Vale é a empresa que mais exporta minério de ferro no mundo

0
1417

A Vale segue com folga na liderança da produção e exportação de minério de ferro. O volume de embarque anualizado de minério de ferro mostra que a mineradora brasileira embarcou 363 milhões de toneladas de minério de julho de 2016 a junho deste ano.

A Vale foi seguida pela Rio Tinto, com 362 milhões de toneladas; BHP, com 231 milhões; e a Fortescue Metals Group (FMG), com 170 milhões de toneladas. Esses valores incluem o minério de terceiros e, no caso da Rio Tinto, não inclui a produção da Iron Ore Canadá.

O pior desempenho trimestral para as quatro maiores exportadoras de minério de ferro foi no primeiro trimestre deste ano. Os primeiros trimestres são tipicamente os piores devido ao inverno na China, que fica no Hemisfério Norte, enquanto os produtores de minério ficam no Hemisfério Sul. Durante o inverno, as atividades de construção, principal consumidor de aço, na China são diminuídas, bem como a atividade das siderúrgicas.

Neste ano, as mineradoras australianas, Rio Tinto, BHP e FMG, tiveram problemas adicionais com o tempo. O ciclone Debbie afetou portos e ferrovias, impedindo durante alguns dias a exportação de minério de ferro e de carvão em março deste ano. Esses efeitos climáticos são comuns na Austrália no primeiro trimestre.

A Vale também atribuiu a problemas climáticos o desempenho abaixo do esperado no Sistema Norte e a redução da produção no Sistema Sul no primeiro trimestre do ano, “principalmente devido a paradas para modificar o processamento de úmido para seco nas minas do complexo de Mina Itabirito. A produção foi 2,4% menor do que no 1T16, devido à qualidade do ROM sendo extraído atualmente das frentes de lavra do complexo de Vargem Grande”.

A produção da Vale mostra que a empresa está dentro da faixa da meta para o ano de 2017, que vai de 360 Mt a 380 Mt. A Rio Tinto, que usa o mesmo ano fiscal que a Vale, reduziu sua meta superior de 340 Mt para 330 Mt, devido a problemas climáticos e de embarque.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here