Chácaras das Estrelas, da Lua e do Sol são as mais sossegadas. Bairro Maranhão é o menos violento

0
486

Dados da Polícia Civil apontam as Chácaras das Estrelas, da Lua e do Sol como as mais sossegadas para viver em Parauapebas. Para os que moram ali, a tranquilidade é recente e tem relação com a proximidade do bairro com a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.  Os registros de casos nas chácaras são pequenos, se comparados com as ocorrências de outras localidades. O operador de máquinas, Virgílio dos Santos, de 37 anos, gosta de morar na Chácara da Lua e afirma que nunca sofreu qualquer tipo de violência ali. “Aqui é tranquilo sim”, confirma.

A fama de calmaria também é dividida com o pequeno bairro Maranhão, que fica em frente ao 23º batalhão de Polícia Militar em Parauapebas. As estatísticas da Polícia Civil apontam o Maranhão como o menos violento também. A segurança pode ser sentida pelos moradores dali porque no bairro moram cerca de 20 policiais, entre militares e civis, e também pela proximidade com o quartel da PM. “Nossa, que legal! Estou até surpresa. O povo ‘queima’ esse bairro porque só tem gente do Maranhão e é justamente aqui que paira a tranquilidade”, brinca uma estudante identificada apenas por Ana.

Situação geral

Segundo o delegado plantonista, André Tavares, é possível dizer que a violência está distribuída, com algumas regiões saindo na frente e outras vivendo com mais tranquilidade, a exemplo das chácaras e Maranhão. Na explicação dele, o crime de roubo se apresenta em quase todas as áreas da cidade, porque a atuação e o modus operandi dos bandidos é sempre o mesmo; eles utilizam-se de motos, preferencialmente, e outros veículos para praticarem assaltos, roubarem celular e pertences das vítimas.

Com relação ao tráfico de drogas, a Polícia Civil informa que os bairros mais pobres da cidade apresentam um número mais elevado desse tipo de ocorrência. “Pode parecer uma crescente o aumento do tráfico de drogas, mas, por outro lado, podemos analisar que o que ocorre é que o número de prisões, realizadas pelas polícias Militar e Civil, em decorrência dessa prática, foram muito grandes. A polícia está trabalhando bastante. Atuando de forma enérgica, prendendo traficantes e meliantes que praticam condutas ilícitas. Quanto mais a polícia trabalha, dá a impressão de que o tráfico aumentou, mas o que aumentou foi o número de prisões”, argumenta o delegado André.

Os Bairros Cidade Nova, da Paz, Rio Verde, Nova Vida I e II, Tropical I e II, Ipiranga, Liberdade e dos Minérios são os preferidos dos meliantes no quesito roubo e furtos de motocicletas e de aparelhos celulares.

 

Fonte: Conecta Carajas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui