Centro de Convenções de Marabá será inaugurado com shows e entrada franca

686

Um espaço para dinamizar a economia, fomentar o turismo de negócios e eventos e atrair investimentos. Com a inauguração do novo Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá, sudeste do Pará, a região recebe um dos maiores e mais modernos espaços públicos do tipo no Brasil. Operários que trabalham na construção e a equipe do governo do Estado ultimam os preparativos para a grande festa de abertura do complexo, na próxima sexta-feira (15), em meio a uma vasta programação cultural.

Para quem ajudou a erguer o Centro de Convenções, vê-lo quase pronto é motivo de orgulho. O ajudante de pedreiro Valdemar Souza, 47 anos, morador da Folha 28, trabalha no projeto praticamente desde a fundação. Agora, na fase dos acabamentos finais, vem a constatação de que a obra é uma das maiores já erguidas na cidade. “Ainda fico impressionado com o tamanho disso aqui. Dediquei muitos dias da minha vida a essa obra. Fico feliz em ver que ela ganhou essa importância para a nossa cidade e toda a região”, diz.

Valdemar, que aos domingos também trabalha como feirante, vê boas perspectivas de trabalho trazidas pelo Centro de Convenções. “Acho que esse local vai atrair muita gente, e por isso as oportunidades de trabalho devem aumentar. Eu fui muito beneficiado por essa obra. Graças a ela, tenho meu sustento e ajudo minhas filhas financeiramente”, conta o operário, lembrando que a contratação para trabalhar na construção foi rápida e sem burocracia. “Ganhei um trabalho que me ajudou com salário e aprendizados que vou levar para toda vida”.

Dedicação – No meio do corre-corre de operários carregando equipamentos ou retocando a pintura de alguma parede, a serviços gerais Eliane Araújo, 34 anos, limpa uma das dependências do centro de convenções ao lado da grande arena destinada a shows e convenções. Sorridente, ela conta que soube da vaga graças a uma amiga que já trabalhava no local. Moradora do bairro São Félix 2, ela se diz satisfeita em ver como o Centro de Convenções cresceu e se tornou um dos maiores e mais modernos do País.

“Era difícil acreditar que Marabá receberia uma obra como essa, mas agora a gente vê que ela é realidade. Eu estava desempregada quando soube da chance de emprego aqui. Trouxe meu currículo e fui logo chamada. Hoje ajudo a manter o espaço limpo e em ordem”, assinala ela, que mora com o marido e dois filhos. “O Centro de Convenções representa, para mim, estabilidade financeira, porque ele me garantiu um bom trabalho. E sei que é um espaço importante para a nossa região, porque vai movimentar a nossa economia”.

Estrutura – Localizado na Rodovia Transamazônica, Folha 30, na Nova Marabá, o Carajás Centro de Convenções tem 13 mil metros quadrados de área construída em um terreno de mais de 33 mil metros quadrados, abrigando quatro grandes blocos modulados. Um deles é destinado exclusivamente a feiras, grandes shows e convenções, com 4,8 mil metros quadrados e capacidade para abrigar mais de dez mil pessoas, com palco fixo de 200 metros quadrados, dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos.

O segundo bloco, com andar superior e térreo, abriga ambientes climatizados como área administrativa, praça de alimentação, restaurante e lanchonete. O terceiro prédio contempla um teatro com mil lugares e uma sala multiuso de mil metros quadrados com capacidade para 400 pessoas e que pode ser subdividida em dez espaços menores, com 40 poltronas cada.

No quarto espaço há um auditório com capacidade para 520 pessoas. Adaptável, ele pode ser dividido em cinco células de 104 lugares cada, com divisórias removíveis, isolamento acústico, além de palco, área de circulação e amplo estacionamento. Os investimentos na obra chegam a R$ 31 milhões.

Serviço: O Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha fica na Rodovia BR-222, Folha 30, Nova Marabá. A inauguração ocorre nesta sexta-feira (15), a partir das 18h, com shows de Joelma, Lia Sophia, Liah Soares, Viviane Batidão, Nenzinha do Calypso e Pinduca, entre outros artistas. A entrada é franca. Não haverá distribuição prévia de ingressos. O acesso à arena será livre até o espaço atingir a lotação máxima.

Por Luiz Carlos Santos

Comentários