Celpa e parceiros realizam cursos profissionalizantes em comunidades

0
315

Desde o início deste mês a Celpa, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Educação Tecnológica Marabá (Cetma), está realizando capacitações de profissionais que atuam em várias regiões do Estado. Intitulado Energia Profissional, o projeto tem o intuito de qualificar pessoas e, assim, garantir oportunidades no mercado de trabalho. Incialmente, 100 pessoas estão recebendo qualificações com a ajuda de técnicos e profissionais.

O curso oferecido em Belém é de Eletricista Alta e Baixa Tensão e o estudante João Gama, de 26 anos, morador do bairro Distrito Industrial, é um dos participantes.  Atualmente, ele é agente de portaria, mas exerce atividades paralelas no ramo da eletricidade. “Vez ou outra eu faço trabalhos, por fora, para garantir um dinheiro extra no final do mês. A iniciativa da Celpa e parceiros foi muito boa, pois agora estou adquirindo mais conhecimentos, pois no futuro, pretendo trabalhar somente nesse ramo. Então, já é um bom primeiro passo”, disse.

O estudante, Glauber Rocha, de 29 anos, que reside no bairro do Tapanã, em Belém, destaca a preocupação com as diversas pesquisas e manchetes divulgadas no início do ano sobre o desemprego no Brasil em 2016. Por isso, ele procura enriquecer o currículo para que futuramente possa garantir um emprego formal. “A situação da crise no país é delicada e nós não podemos brincar. Como tenho aptidão para a área, não perderia uma oportunidade de qualificação”, avalia Glauber.

No início do ano, a Organização Internacional do Trabalho divulgou que por causa de vertentes influenciadores no mundo, países emergentes serão os principais afetados pelo desemprego, como o Brasil, com mais de 700 mil desempregados, e a China, com cerca de 800 mil. Essa foi a afirmação do relatório “Emprego Mundial e Perspectiva Social”, apresentado em Genebra.

Além de Belém, em Altamira há curso de Mecânico de Motos e também de Eletricista de Alta e Baixa Tensão. Já em Marabá, há cursos de Costureiro de roupas e em Castanhal de costureiro de calçado. Ainda no próximo mês, Breves terá inscrições abertas para Manipulação de Alimentos, e em Santarém curso de Pedreiro.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.