Inspirados em paraenses da seleção brasileira, jovens talentos disputam o Campeonato Brasileiro de Boxe de 21 a 29 de junho.

Tradicional celeiro de pugilistas, o Pará vai emplacar 10 atletas no 8º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete e 13º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Elite. As competições serão disputadas na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, entre 21 e 29 de junho. Os atletas foram selecionados em várias academias da capital, Belém, e de municípios como Marituba e Icoaraci.

Técnico da seleção paraense e também da seleção brasileira de boxe, Jura Oliveira valorizou o trabalho de alto rendimento do boxe no Pará. “Ser o técnico da seleção brasileira, na qual estou há cinco anos, é um reconhecimento do nosso trabalho. Eu comecei com um projeto na minha academia Rocky Balboa, e por meio do meu trabalho, fui convocado para a seleção brasileira. Foi uma valorização muito grande. Você constata que o boxe paraense é muito conhecido regionalmente e disputa de igual para igual com os outros Estados”.

O presidente da Federação de Boxe do Pará (Fepaboxe), Emerson Sampaio, destaca as dificuldades na formação de talentos nos ringues. “Infelizmente o boxe, não só no nosso Estado, mas no nosso País, é muito desvalorizado. No boxe, a maioria dos atletas vem de projetos sociais com dificuldades tremendas, eles vêm de uma situação de famílias desestruturadas, sem apoio nenhum. Esta é a oportunidade que representa os sonhos desses atletas”, afirmou.

Emerson cita o exemplo de Jura, que veio de um projeto social localizado à beira do canal da travessa Três de Maio, e hoje é técnico da seleção brasileira e de Myke Carvalho, atleta da seleção brasileira há 12 anos. Nascido em Belém, Myke é o único atleta sul-americano a participar de três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. Ele também luta por vaga nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Além de Myke, outros dois pugilistas paraenses compõem a seleção brasileira de boxe: Julião Neto e Rafael Lima. Ambos se classificaram para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre 10 e 26 de julho. Na Eliminatória Pan-Americana, Julião foi bronze na categoria até 52 quilos e Rafael ganhou o ouro na categoria até 91 quilos.

Fonte: Portal amazonia

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here