Celeiro de talentos, Pará emplaca 10 atletas no Brasileiro de Boxe

0
329

Inspirados em paraenses da seleção brasileira, jovens talentos disputam o Campeonato Brasileiro de Boxe de 21 a 29 de junho.

Tradicional celeiro de pugilistas, o Pará vai emplacar 10 atletas no 8º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete e 13º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Elite. As competições serão disputadas na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, entre 21 e 29 de junho. Os atletas foram selecionados em várias academias da capital, Belém, e de municípios como Marituba e Icoaraci.

Técnico da seleção paraense e também da seleção brasileira de boxe, Jura Oliveira valorizou o trabalho de alto rendimento do boxe no Pará. “Ser o técnico da seleção brasileira, na qual estou há cinco anos, é um reconhecimento do nosso trabalho. Eu comecei com um projeto na minha academia Rocky Balboa, e por meio do meu trabalho, fui convocado para a seleção brasileira. Foi uma valorização muito grande. Você constata que o boxe paraense é muito conhecido regionalmente e disputa de igual para igual com os outros Estados”.

O presidente da Federação de Boxe do Pará (Fepaboxe), Emerson Sampaio, destaca as dificuldades na formação de talentos nos ringues. “Infelizmente o boxe, não só no nosso Estado, mas no nosso País, é muito desvalorizado. No boxe, a maioria dos atletas vem de projetos sociais com dificuldades tremendas, eles vêm de uma situação de famílias desestruturadas, sem apoio nenhum. Esta é a oportunidade que representa os sonhos desses atletas”, afirmou.

Emerson cita o exemplo de Jura, que veio de um projeto social localizado à beira do canal da travessa Três de Maio, e hoje é técnico da seleção brasileira e de Myke Carvalho, atleta da seleção brasileira há 12 anos. Nascido em Belém, Myke é o único atleta sul-americano a participar de três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. Ele também luta por vaga nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Além de Myke, outros dois pugilistas paraenses compõem a seleção brasileira de boxe: Julião Neto e Rafael Lima. Ambos se classificaram para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre 10 e 26 de julho. Na Eliminatória Pan-Americana, Julião foi bronze na categoria até 52 quilos e Rafael ganhou o ouro na categoria até 91 quilos.

Fonte: Portal amazonia

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.