Caravana da Juventude estará nesta sexta-feira, 14 no bairro dos Minérios

0
437

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), irá realizar nesta sexta-feira, 14, a Caravana ID da Juventude no bairro dos Minérios, para orientar os jovens daquela comunidade a aderir ao Identidade Jovem, programa que garante meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos para a população com idade entre 15 e 29 anos.

Obtendo a ID, os jovens também têm direito a duas vagas gratuitas em viagens interestaduais feitas por ônibus, trem e embarcação. O programa foi lançado em Parauapebas em 23 de maio deste ano, com a presença de Lucas Patrick Gonçalves, da Secretaria Nacional da Juventude, e de Raimundo Rodrigues, coordenador do Propaz Juventude, no Pará.

No bairro dos Minérios, a Caravana da CMJ vai trabalhar de 8 às 16 horas, no Centro de Desenvolvimento Comunitário, que fica na pracinha do bairro. Somente em Parauapebas, 10.921 jovens têm direito à ID, mas por falta de informação muita gente tem deixado de ir atrás do benefício. Por ocasião do lançamento do programa, apenas 30 jovens usavam a identidade no município.

A ID pode ser obtida pelo site da Caixa Econômica Federal, mas ainda assim muitos jovens encontram dificuldades, daí a iniciativa da CMJ de promover a caravana, explica o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro. Para que o programa tenha êxito total em Parauapebas foi feita parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Isso porque para que o jovem obtenha a Identidade precisa comprovar que é de renda familiar de até dois salários mínimos e precisa ter o chamado NIS, Número de Identificação Social, emitido pela Caixa.

Em caso de não ter o NIS, o jovem deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e levar os documentos de identificação, para obtenção do NIS.

FISCALIZAÇÃO

Para que a Identidade Jovem seja respeitada em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen assinou decreto em 23 de maio, criando o Comitê Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do ID Jovem em Parauapebas. O comitê já está funcionando e preparado para receber denúncias dos jovens que, mesmo com a Identidade, tenha seus direitos desrespeitados. “Agora, o jovem tem onde denunciar quando for ao cinema, à empresa de ônibus e ter a meia entrada recusada”, avisa Rafael Ribeiro.

 Serviço: Caravana da Juventude orienta jovens do bairro dos Minérios a obter ID Jovem, que garante vários benefícios a quem tem entre 15 e 29 anos.

 Data e horário: 14 de julho (sexta-feira), das 8 às 16 horas

 Local: Centro de Desenvolvimento Comunitário dos Minérios (fica na pracinha do bairro)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.