Campanha incentiva mulheres para realização de exame preventivo

0
501

O câncer do colo de útero é uma das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil e o exame preventivo pode diagnosticar a doença no estágio inicial. Para incentivar as mulheres a realizarem o exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza campanha de incentivo.

Com o tema “Exame do PCCU: quem se ama, faz!”, a campanha é voltada para mulheres que já tem ou tiveram vida sexual ativa, especialmente as que tem entre 25 e 64 anos. O dia D está programado para 6 e 7 de agosto, as mulheres devem procurar antes dessa data a unidade de saúde mais próxima da sua residência para receber as orientações e fazer o agendamento do exame.

A campanha é organizada pela coordenação do Programa Saúde da Mulher, vinculada à Atenção Básica da Semsa. Todas as equipes das unidades de saúde estão preparadas para receber o público feminino e fornecer as orientações necessárias para realização do exame. No dia do exame do PCCU, as mulheres também terão a oportunidade de fazer o exame de mama e de testes rápidos de HIV.

PCCU

De acordo com a enfermeira Cíntia Procópio, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, o exame do PCCU é simples, rápido e não dói, pode no máximo provocar um pequeno desconforto no momento da coleta.

O material coletado é encaminhado para o laboratório municipal e o resultado sai 20 dias depois. Para realizar o exame a mulher precisa: não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, três dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos três dias anteriores ao exame e não estar menstruada.

Serviço: Campanha de incentivo ao exame preventivo do colo do útero/ PCCU

Data: 6 e 7 agosto

Horário: das 8 às 18 horas

Local: Unidade de Saúde

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.