Braz e Joelma querem que Carteira de Trabalho seja impressa em Parauapebas

654

Por meio da Indicação n° 367/2018, os vereadores Ivanaldo Braz (sem partido) e Joelma Leite (PSD) pediram ao prefeito Darci Lermen, através do SAC, que tem como diretor, Denis Assunção,  que viabilize o processo de impressão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para melhor atender o cidadão parauapebense. O pedido foi apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas da última terça-feira (27).

O objetivo da solicitação é atender os candidatos no mercado de trabalho com mais agilidade na expedição do documento citado, bem como promover economia aos cofres públicos municipais.

De acordo com os parlamentares, atualmente o governo municipal gasta em média R$ 33 mil, por ano, com o deslocamento de servidores para irem a Belém buscar as carteiras de trabalho dos trabalhadores de Parauapebas. É um processo que saí caro tanto para o município quanto para o trabalhador, já que ele pode perder oportunidades de emprego devido à falta do documento, pois a emissão do mesmo ainda é demorada.

Parauapebas é uma cidade operária. Por essa razão, atrai muitas pessoas de quase todas as regiões do país em busca de emprego. Além disso, é grande o número de jovens nascidos aqui que entram anualmente no mercado de trabalho local. Diante dessa situação, temos observado a dificuldade do Executivo Municipal em atender à demanda de expedição de um dos principais documentos para o ingresso no mercado, que é a Carteira de Trabalho. Hoje, leva-se em média de 15 a 20 dias para entrega do documento, demora essa que muitas vezes faz com que o cidadão deixe de trabalhar, pois perde a vaga para alguém que vem de outras cidades”,  destacou Braz na leitura da proposição.

A Indicação n° 367/2018 foi aprovada por todos os parlamentares presentes na sessão e será encaminhada para análise do prefeito.

Comentários