Canaã: Feira do Produtor e Mercado Municipal será inaugurada neste sábado

0
320

A população de Canaã dos Carajás passa a contar, a partir deste sábado, com um moderno prédio para o funcionamento da Feira do Produtor do município. A obra, que é considerada um dos mais modernas do estado do Pará para essa atividade, ainda vai abrigar o Mercado Municipal e um Restaurante Popular. A inauguração oficial será a partir do meio dia, e estão previstas as presenças de autoridades paraenses como o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o senador Jader Barbalho, além de deputados estaduais e federais e de representantes da Vale, que é parceira na obra.

Por meio de um convênio, a empresa destinou R$ 3,9 milhões para a construção.

O prédio conta com 160 boxes, sendo 84 destinados à Feira do Produtor, que hoje ocorre no centro do município e comercializa produtos da agricultura familiar, e outros 74 destinados ao Mercado Municipal, que serão ocupados com atividades como açougue e peixaria. A estrutura também inclui um amplo estacionamento, Restaurante Popular com refeitório e cozinha industrial, e área administrativa, onde já funciona atualmente a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

A expectativa da administração municipal é de que a Feira do Produtor do próximo dia 24 de dezembro já funcione no local. A administração da Feira e do Mercado Municipal ficará à cargo da Semdec, com supervisão de uma comissão gestora, formada por membros da secretaria, de associações de produtores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jurandir José dos Santos, a inauguração não representa apenas um prédio novo, mas um novo momento para a economia do município. “Os produtores rurais estão motivados para produzir mais e vai refletir também no comércio local. Isso é o que a feira e o mercado vão fazer, aquecer a economia de Canaã”, opinou. Ele definiu ainda a entrega do prédio como “um presente de natal para Canaã dos Carajás.”

Já o prefeito Jeová Andrade considera que a Feira vai contribuir para “valorizar a produção rural, que é uma vocação de Canaã, e também como forma de diversificar a economia do município”.

Homenagem

A Feira do Produtor e Mercado Municipal será batizada com o nome de Clarindo Moraes da Silva. Um dos pioneiros de Canaã dos Carajás, ele chegou ao município em 1986, quando a região ainda era conhecida como CEDERE 2, e se instalou na vicinal da VP 12, na zona rural, onde trabalhou como lavrador, até decidir empreender e se destacar no ramo de fabricação de manilhas.

Clarindo Moraes da Silva, que era natural de Rubiataba, morreu em um acidente automobilístico na BR-153, em 2009, durante viagem para visitar parentes no Estado de Goiás.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui