Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
quinta-feira, janeiro 17, 2019
Início Site

Serra Pelada foi beneficiada com a Ação Social do Exército

O primeiro sábado de setembro foi dia de cuidar da saúde, de colocar as pendências sociais em dias e de brincar com a criançada, graças aos diversos serviços ofertados para a comunidade de Serra Pelada durante a Ação Cívico Social (ACISO) promovida pelo Exército, em parceria com a Prefeitura de Curionópolis e a Vale.

Consulta médica, atendimento odontológico, entrega de medicamentos e de kits de higiene bucal, palestras, atualização e cadastro de programas sociais e de outros benefícios foram ofertados para a comunidade.

As crianças receberam uma atenção especial na programação do ACISO, a diversão foi garantida com brincadeiras, oficinas de desenho livre e a entrega de pipoca, balas, algodão doce e lanches. O contato com os integrantes do Exército Brasileiro fez brilhar os olhos de muitos pequenos.

“O objetivo do Exército com a Ação Cívico Social é beneficiar comunidades carentes com serviços de saúde e também gerar essa aproximação da comunidade”, explicou o capitão Thales Rabelo Metre, responsável pela ação, acrescentando também que a Prefeitura abraçou a ideia do evento desde o início e deu todo o apoio necessário, inclusive com a disponibilização de equipes de trabalho.

A dona de casa Islane Conceição de Souza disse que aproveitou bastante, “eu fiz minha consulta com a ginecologista, passei meus filhos com o dentista, eles ganharam escova de dente nova e brincaram muito”.

“A gente sempre apoia esses eventos do Exército porque reforçam o trabalho que já realizamos aqui, junto à comunidade, é uma ação que agrega”, destacou a secretária municipal de Saúde, Kelma Oliveira, informando que além do apoio com profissionais de saúde, a secretaria também disponibilizou para a população durante o evento exames de glicemia.

Já a secretária de Assistência Social informou que há um cronograma de ações sociais itinerantes que serão realizadas em toda a zona rural do município, “aproveitamos a vinda do Exército para agregar aos serviços que já estávamos programados para ofertar a população, na ação itinerante”, compartilhou Cristina Salazar.     

Serviços sociais ofertados durante o evento: cadastro para o ID Jovem; emissão de Cartão do Idoso; BPC Escola; cadastro e atualização do Bolsa Família; ações do Programa Criança Feliz; atualização do CadÚnico; assessoria jurídica; serviços do programa de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF); ações de fortalecimento de vínculos desenvolvidas pela equipe do CRAS; benefícios eventuais e assistenciais.  

O presidente da Câmara, Francisco Aderbal, prestigiou o evento e destacou a importância de ações sociais para a comunidade, “nós temos muitos déficits, foram anos de abandono em Serra Pelada, só agora somos vistos, portanto, todas as ações que agregam benefícios para a comunidade são importantes, por isso a Câmara e a Prefeitura apoiam”.

Vereador sugere construção de pista de atletismo e implantação de polo serralheiro

O vereador Marcelo Parcerinho (PSC) apresentou na sessão ordinária de terça-feira (28) a Indicação nº 260/2018, sugerindo que o governo municipal construa pista de atletismo em vários pontos da cidade, e a Indicação nº 261/2018, propondo que o gestor municipal crie o polo serralheiro.

Pista de atletismo

O parlamentar destaca no pedido que a benfeitoria é um antigo pleito da comunidade ligada ao esporte, visto que a maioria das praças esportivas da cidade não possui pista de atletismo em condições de atender a todos os atletas.

“Quando em atividades, nossos atletas disputam espaço com veículos e pedestres nas ruas da cidade, pondo em risco sua integridade física”, preocupa-se Parcerinho, acrescentando que as condições das vias e calçadas são outros fatores que devem ser observados.

Polo serralheiro

Na justificativa para implantação do polo serralheiro, Marcelo Parcerinho explica que os profissionais de serralheria são responsáveis pelos serviços de corte, solda e construção de materiais de ferro e alumínio em geral, tais como portas, janelas, grades, esquadrias, corrimões etc.

“Por se tratar de um negócio, esse canal de comercialização é um forte instrumento gerador de emprego e renda para o município, desenvolvendo um importante papel econômico”, destaca o vereador, solicitando apoio de seus pares para a aprovação da propositura.

As duas proposições foram aprovadas por todos os vereadores presentes e agora seguem para ser apreciadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva // Revisão: Josiane Quintino

Enem: o que cai na prova e como estudar

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação de desempenho de alunos do ensino médio que também serve como porta de entrada para as melhores universidades do país. E a prova não dá acesso apenas às universidades públicas, não: com a nota do exame, é possível concorrer a bolsas de estudo em universidades privadas e até mesmo estudar em universidades no exterior.

Se interessou? Então é hora de conhecer mais sobre a prova, sobre o que cai no exame e como começar a estudar para arrasar no Enem!

Por que eu devo prestar a prova do Enem?

Se você está em dúvidas sobre realizar ou não a prova do Enem, saiba quais são as finalidades do exame e veja se elas atendem às suas necessidades.

A principal função do Enem é a de servir como uma avaliação de desempenho de alunos que estão no último ano do Ensino Médio. A nota proveniente dessa avaliação pode ser usada em processos seletivos que ofertam vagas para universidades públicas (como o SiSU) e para universidades privadas (como o ProUni e Fies). Estes processos seletivos abrem em épocas específicas do ano, geralmente nos meses de Janeiro e Junho, e seleciona candidatos para ocuparem as vagas disponíveis nos cursos de graduação das universidades participantes dos sistema, no primeiro e segundo semestres do ano.

Portanto, se você pretende entrar na universidade no próximo ano, seja ela pública ou privada, é importante ficar de olho no período de inscrição do exame – que geralmente acontece no mês de maio. Só pode prestar a prova, geralmente aplicada nos meses de outubro e novembro, quem estiver devidamente inscrito. E se o seu objetivo é entrar para a universidade, é necessário ter finalizado os estudos no Ensino Médio para conseguir, depois, concorrer a uma vaga nos processos seletivos.

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas de conhecimento apresentam 45 questões de múltipla escolha a serem resolvidas pelo candidato.

Desde 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos. Em 2018, ela será aplicada nos dias 04 e 11 de Novembro. As áreas de conhecimento são divididas entre esses dois dias de aplicação da prova, da seguinte forma:

  • Primeiro domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; e, ainda produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema indicado no caderno de provas.

Tempo de prova: 5h30

  • Segundo domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo de prova: 5h

Para quem quer entrar ainda mais a fundo no exame, é possível saber quais são as competências e habilidades exigidas dos candidatos na prova, além dos objetos de conhecimento que serão cobrados. Elas estão todas discriminadas neste documento, que você pode acessar a hora que quiser.

Como passar no Enem?

Depois de entender um pouco mais sobre a prova, é hora de começar a organizar a sua estratégia para conquistar uma boa nota no exame.

O Enem cobra questões das quatro áreas de conhecimento citadas acima, mas de modo geral, podemos dizer que ele cobra o conhecimento de quase todas as disciplinas que você estudou no Ensino Médio. Isso significa que você terá que responder questões de:

Matemática

Biologia

Química

Física

História

Língua Portuguesa

Geografia

Sociologia

Filosofia

Literatura

Redação

Muita coisa, né? Por isso, é importante se organizar para dar conta de toda a matéria cobrada na prova.

A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma de estudos. Independentemente da época do ano em que você começou a estudar – em Janeiro, em Maio ou se nem começou ainda -, é necessário ter uma lista dos assuntos que mais apareceram nas provas dos últimos anos. Assim, se você está com a agenda de estudos apertada, deve dar prioridade para esses temas que com certeza vão aparecer. Crie uma rotina de estudos, distribua as disciplinas para cada dia da semana e arrase nos estudos!

A dica de ouro para quem está estudando em casa para o Enem: não adianta ficar só lendo a teoria, é preciso praticar! Estude com questões analisadas e comentadas do Enem. Assim, você verá como os assuntos são cobrados, terá mais familiaridade com a prova e nenhuma surpresa com o exame de verdade.

Além do mais, estudar com provas antigas é também uma ótima forma de testar seus conhecimentos e ver qual é, de fato, o seu nível de preparação para o Enem.

Colégio Potencial realiza pré Enem gratuito em Parauapebas

Acontece todo final de semana como forma de ajudar alunos que não tem como pagar pelo curso regular o cursinho pré enem no Colégio Potencial que fica localizado na rua E no bairro Cidade Nova.

“Diante da necessidade desses alunos em se preparar para o Enem e garantir uma vaga para a universidade, nós do pré Enem Potencial, resolvemos dar nossa contribuição para a comunidade”, destaca, Klefferson, diretor do colégio.

Alunos aprovados em faculdades !

As aulas acontecem todos os sábados até a véspera do exame Enem 2018, onde são atendidas mais de 100 alunos por final de semana.

“O que solicitamos para cada aluno é que traga 1kg de alimento não perecível, pois com esse alinhamento arrecadado são feitas cestas básicas para famílias carentes de nossa cidade”, relata o diretor.

Os alunos que ficam o dia todo dás 8h até as 18h, o Colégio, além das aulas, oferece um almoço gratuitamente para os estudantes.

Sem ajuda do poder público, o Diretor do Colégio e Pré Enem Potencial já procurou vários parceiros para continuar esse projeto, mas sem sucesso.

Sobre o Projeto:

O projeto teve seu inicio em Agosto de 2017, como uma forma de ajudar os alunos carentes de Parauapebas que não podem arcar com os custo de um cursinho pré-vestibular.

Procure pelo COLÉGIO Potencial e garanta uma revisão gratuita e de qualidade com os melhores professores da cidade, além do
material didático bem elaborado.

Informações Rua E 753, cidade nova, WhatsApp :99230-4152

‘Sem greve’ gasolina em Parauapebas ultrapassa a casa dos R$ 5

O preço médio da gasolina praticado pela Petrobras nas refinarias foi elevado ao maior patamar da era de reajustes diários na manhãs de hoje (30), com a empresa adotando sua política que segue cotações do mercado internacional e as oscilações do câmbio. á o preço do diesel permanece estável em R$ 2,0316. O aumento obedece à política de preços da Petrobras para a gasolina e o diesel comercializados com as distribuidoras e que “tem como base o preço de paridade, formado pelas cotações internacionais”. Em Parauapebas o valor do litro da gasolina ultrapassou a casa do R$5,00 (Cinco reais) e causou indignação entre os clientes que foram abastecer seus veículos na manhã de hoje (30). Em média a gasolina comum está custando R$5,09 (Cinco reais e nove centavos) e a gasolina aditivada R$5,14 (Cinco reais e quatorze centavos).

Comandante Geral da PM visita Parauapebas e ouve demandas da tropa

O Comandante Geral da Policia Militar do Pará, Exmo, Sr. Coronel PM HILTON CELSON BENIGNO DE SOUZA, visitou na tarde de quarta-feira, 29, as instalações físicas do BTL de Parauapebas, além da CIA de Eldorado de Carajás e PEL de Curionópolis, na ocasião o mesmo reuniu com o efetivo do 23° Batalhão da Policia Militar  para ouvir as demandas locais e tratar de assuntos de interesse da tropa.

A reunião contou ainda com a presença do CEL QUEIROZ , Chefe do DGO (Departamento Geral de Operações) e do CEL MAURO SÉRGIO , Comandante do CPR II (Comando de Policiamento Regional II).

Campanha promocional de poupança do Sicredi premia associada em Parauapebas

A campanha promocional Eu Poupo Sim, realizada pelo Sicredi, distribuiu premiação para associada de Parauapebas na última semana no valor de R$ 1 mil. A contemplada foi a conta empresarial da Duvalle Empreendimentos, representada pela proprietária Jaqueline da Silva Santos. Os sorteios da campanha são semanais e a campanha segue até 29 de dezembro, sendo que toda semana são distribuídos 18 prêmios no valor de R$ 1 mil. No fim da campanha, serão sorteados dois prêmios de R$ 100 mil cada. Ao todo, serão sorteados R$ 884 mil, livres de impostos, sendo que os sorteados nos prêmios semanais também concorrerão ao prêmio maior, ao fim da campanha.

Para participar, basta fazer depósitos na poupança. Aplicações a partir de R$ 100 geram números da sorte automaticamente, que credenciam os associados a participarem dos sorteios semanais, realizados pela Loteria Federal.

O objetivo da campanha é captar recursos para fomentar o crédito rural e estimular o hábito de poupar, um dos instrumentos usados na educação financeira. Quanto maiores os aportes, maiores são as chances de ganhar. 

Roosewelt Santos Silva, gerente da agência Sicredi Cidade Jardim, em Parauapebas, chama atenção sobre o fato de a pessoa economizar e ainda concorrer a prêmios em dinheiro. “O associado poupa para ter uma reserva financeira ou para realizar um sonho e ainda pode ganhar com isso. É uma chance e tanto de aumentar esse investimento”, pontua.

A poupança é o principal meio usado pelos brasileiros quando o assunto é reserva de recursos. É a forma mais tradicional e democrática de se guardar dinheiro, pois a pessoa tem como planejar os depósitos e fazê-los conforme sua disponibilidade. É livre de imposto de renda e as retiradas podem ser feitas conforme a necessidade das pessoas. 

Em 2017, a poupança foi o grande destaque no balanço do Sicredi na região Centro Norte, que corresponde aos estados do Pará, Mato Grosso, Acre e Rondônia. A carteira fechou o ano em R$ 1,189 bilhão, avanço de 34,5%, sobre os R$ 884,7 milhões do ano anterior. A expectativa é que o valor seja ainda maior este ano, motivado pela campanha promocional e também pela retomada da economia, esperada para este ano.

Mais informações sobre a campanha e o regulamento completo podem ser acessados em www.sicredi.com.br/eupouposim, que traz também a lista de ganhadores e os números da sorte.

6 razões para ter uma poupança no Sicredi

1 – Segurança: O investimento é simples e seguro, e a rentabilidade é garantida.

2 – Tributação: A poupança é isenta de imposto de renda e IOF para pessoas físicas.

3 – Acessibilidade: O valor mínimo de investimento é de R$ 20 para a primeira aplicação. Depois, não há valores mínimos.

4 – Comodidade: O investimento é multidata, ou seja, os depósitos e saques podem ser feitos quando você quiser, e o sistema calcula o resgate da melhor data de aniversário, garantindo a melhor rentabilidade para você. Além disso, com uma poupança integrada à conta corrente, você pode movimentar seus recursos pelo Sicredi Internet, Sicredi Mobi e 0800 Poupedi.

5 – Reconhecimento: Os recursos captados são investidos na própria comunidade através do crédito rural, resultando em maior desenvolvimento para as regiões em que o Sicredi está presente.

6 – Confiança: Você é atendido por uma instituição sólida e preparada para cuidar dos seus investimentos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Pedreiro é executado a tiros enquanto ‘mexia’ no celular em Parauapebas

O pedreiro Luis Nonato dos Santos, 39 anos de idade, foi executado com 4 tiros disparados por dois indivíduos usando capacetes amarelo, em uma moto bros preta.

O crime aconteceu por volta das 07h30, da manhã de terça – feira, 28, na rua Belém, 489, de esquina com a rua 10, bairro Primavera em Parauapebas.

A vítima havia acabado de chegar no local para trabalha. Segundo informações, ao chegar no local onde iria trabalhar a vítima sentou em uma mureta na frente da casa mexendo no celular instante em que a dupla chegou e efetuou os disparos contra ele. (Caetano Sillva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

Unidades básicas de saúde de Parauapebas são abastecidas com 5 mil doses de vacina contra H1N1

As políticas públicas de saúde para manter a população imunizada em Parauapebas ganharam reforço com o abastecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberam 5 mil doses da vacina contra os vírus da gripe, entre eles o H1N1.

As unidades foram abastecidas na última quarta-feira, 22, com a remessa enviada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e visa proteger a população que não foi imunizada durante a Campanha Nacional de Vacinação realizada este ano contra a gripe que ocorreu entre 23 de abril e 22 de junho.

Naquele período foram vacinados idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, povos indígenas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, além da população carcerária.

A boa notícia é que desta vez a vacinação será estendida para todos os públicos, desde crianças com seis meses de vida. Por isso, a orientação é que pessoas de todas as idades que não tomaram a vacina este ano procurem uma unidade de saúde e tomem a vacina.

A Secretaria de Saúde (Semsa) orienta a população que não deixe para a última hora, pois os estoques podem acabar rapidamente com a grande procura.

Falhas e atrasos marcam a escolha da Rainha FAP 2018

Um evento que era para ter sido fechado com ‘chave de ouro’ acabou sendo um evento de total falta de organização e tumultos neste sábado (25) em Parauapebas.

Trata-se da escolha da Rainha FAP 2018, evento que escolhe as princesas e a rainha da Feira Agropecuária de Parauapebas. O evento que era para ter seu inicio as 22h, iniciou apenas as 1h da manhã com três horas de atraso e teve seu fim próximo das 4h da manhã.

Outro fato que marcou desastrosamente o concurso em 2018 foi a divulgação do resultado,  onde um dos organizadores do evento Carlos Bus da Agência Luxus Model, disse que a enquete on-line não valeria na pontuação do concurso, logo em seguida o mesmo revalidou os votos pela internet e pediu desculpas ao Portal que realizou a votação e relatou que a falha era da organização.

Como o evento foi transmitido ao vivo pelo facebook, os internautas não pouparam criticas ao evento organizado pela Agência Luxus Model em conjunto com o Sindicato dos Produtores de Parauapebas – SIPRODUZ, tantos pelos atrasos e condução do evento.

Apesar das atrapalhadas pela organização, o mesmo não tirou o brilho das candidatas tendo a Yara Trindade como segunda princesa, e jovem Jaquelini Silva como primeira princesa e a Mahara Vital como a Rainha FAP 2018.

Foto: Chocolate/Chocopeba



Jovem é executado por assaltantes no bairro Casas Populares II

Por volta das 22h00min deste domingo (26) a polícia foi acionada com a informação de um suposto latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido no interior da resistência localizada na rua Rio Pajeú, 817, bairro Casas Populares II em Parauapebas, tendo como vítima o nacional Irmar Costa Monteiro Neto, 22 anos de idade.

De acordo com o  sargento PM D. Santos, a guarnição realizava ronda de rotina na área quando foi informada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), sobre o homicídio.

Nos primeiros levantamentos realizados pela GU, consta que a vítima estava acompanhada de duas mulheres, quando teria sido abordados pelos desconhecidos que anunciaram o assalto levando as vítimas para dentro da resistência instante em que efetuou três disparos contra Irmar Costa que morreu instantaneamente no local.

Após a execução a dupla deixou o local em uma moto fan, escura, de placa não anotada e levando o celular da vítima. Até o fechamento da matéria a polícia não tinha informações que possa auxiliar na elucidação do crime. (Caetano Silva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

‘Pai de Santo’ é executado a tiros no bairro Cidade Jardim

Por volta das 14h40min deste domingo (26), o espirita Manoel Vieira da Silva, 65 anos de idade, foi assassinado com dois tiros na cabeça efetuado por um indivíduo em uma moto de placa e modelo não anotados.

O crime aconteceu na residência da vitima no bairro Cidade Jardim em Parauapebas e segundo as informações que estão sendo apuradas pela equipe de homicídio da 20° Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, a vítima que era dono de um Centro Espirita teria dias atrás teria recebido no local um homem que estava sendo procurado pela polícia acusado de vários crimes como homicídios e roubo de veículos.

Um parente de Manoel contou para reportagem que na semana passada o homem esteve na casa da vítima buscando cobertura espiritual e que no domingo passado o desconhecido se encontrava na casa de Manoel Vieira quando teria percebido a chegada da polícia que o procurava para prender, instante em que teria fugido do local pulando o muro dos fundos.

A polícia busca descobrir o motivo da morte da vítima uma vez que segundo a família ele era uma pessoa de bem e pacata que não ofendia ninguém.

Um membro da família desconfia que Manoel tenha sido executado pelo próprio criminoso que a vítima recebeu em sua casa, e que o crime tenha sido por queima de arquivo.

Na hora do crime, Manoel Vieira se encontrava em casa na companhia de sua esposa quando teria chegado ao local o assassino que após bater na janela da casa atirou na vitima quado a mesma abriu para olhar quem batia, momento em que foi surpreendida pelo pistoleiro que desferiu dois tiros na cabeça.

Após os disparos o criminoso deixou o local tomando rumo ignorado, a polícia busca imagens das câmaras de segurança das proximidades para tentar identificar um veículo Polo de cor vermelha de placa não anotada que estaria dando cobertura para o pistoleiro.

A polícia trabalha com duas hipóteses, a primeira seria que Manoel Vieira estaria envolvido em uma quadrilha de roubo de veículos, a segunda hipótese seria vingança uma vez que o mesmo sabia demais
chegando a hospedar o criminoso em sua casa. (Caetano Sillva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

Suplente de vereador em Parauapebas é morto em balneário com 15 tiros de pistola 380

O suplente de vereador Avelino Andrade Costa, 49 anos de idade, mais conhecido por Andrade, foi executado com 15 tiros de pistola 380, no interior de um balneário denominado “Zé Praça”, localizado na entrada da Palmares II.

O crime aconteceu por volta das 17h20min deste domingo (26) e de acordo com informações os assassinos já se encontravam no local quando Andrade chegou, após alguns minutos o mesmo se dirigiu ao banheiro, instante que teria sido acompanhado pela dupla de assassinos que dentro do banheiro abordaram a vítima e realizaram uma revista em Andrade não encontrando nenhuma arma na cintura do mesmo, em ato continuo os pistoleiro passaram a atirar contra a vítima que ainda chegou a correr vindo a cair, momento em que os desconhecidos criminosos executaram a vítima com dois tiros de misericórdia na cabeça.

Após a execução a dupla deixou o local em um veículo onix de cor prata. Até o fechamento da matéria a polícia não tinha informações que levem ao paradeiro dos criminosos nem tão pouco a motivação do crime., entretanto informações dão conta que Andrade possa ter sido vítima de acerto de conta por dívida com agiota. (Caetano Silva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

Mulher faz ‘limpa’ em residência e é presa pela policia de Parauapebas

A Polícia Militar apresentou na 20° Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, para o delegado plantonista José Aquino, a jovem Wanessa do Livramento, 20 anos de idade, acusada de furto com arrombamento.

Wanessa foi presa em sua casa localizada no bairro Nova Vida, por volta de meio dia de sexta-feira 24, em menos de 24 horas do arrombamento.

Em poder dela a polícia apreendeu um botijão de gás, uma caixa de som, uma TV, dois ventiladores, um liquidificador e dois lençóis edredom, parte dos objetos levados de uma residência.

De acordo com a vítima, para ter acesso ao interior da casa a larápia arrombou a janela lateral e realizou o ‘cata’ no interior resistência.

Ainda de acordo com o dono do imóvel o limpa ocorreu por volta das 13 horas de ontem quinta-feira 23, no bairro Nova Vida II, bairro vizinho onde a acusada mora.  A vítima contou para reportagem que havia saído de casa antes do almoço e quando retornou horas depois encontrou a casa revirada.

Após obter informações através de vizinhos sobre a característica da autora do furto a vítima procurou a delegada e registrou ocorreu e também acionou a Polícia Militar que de proto atendeu e antes de sair do flagrante localizou e prendeu a acusada Wanessa Livramento.

A mesma já tem várias passagens pela delegacia pelas mesmas práticas criminosas. (Caetano Silva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

Aluno ‘bate’ e ameaça professora em Parauapebas

Nesta quinta-feira (23) uma professora da oitava serie da Escola Municipal Sandra Maria, localizada no bairro Novo Brasil foi agredida por um aluno.

O caso aconteceu em frente a escola, após a professora de português Luciane ter o advertido. Além dos socos e pontapés o aluno ainda não identificado pela redação do Portal Noticias de Parauapebas ainda ameaçou de morte a educadora caso ela continuasse a lecionar na escola.

Em choque e muito nervosa a professora foi socorrida e passa bem. 

A violência contra professores no Brasil é chocante. Recentemente foi noticiado que os casos de agressão a docentes aumentaram 189%. Infelizmente, essa é a realidade em todo o país, em escolas públicas e privadas.

É uma prova cabal de que o país está muito abaixo do nível civilizatório que deveria estar. Dados mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que o Brasil tem o pior índice no mundo quando o assunto é violência contra professores. 

Dia do ‘Tranca Rua’ será celebrado com oferendas por religiosos em Belém

Uma programação especial está sendo realizada para a madrugada desta sexta-feira (24). Cerca de 2 mil religiosos religiosos de matriz africana vão participar de uma celebração em comemoração ao dia do Exu Tranca Rua. Os festejos vão iniciar às 21h desta quinta-feira (23), em uma encruzilhada localizada próximo ao Condomínio Alphaville, em Outeiro.

As manifestações da data são tradicionais em Belém, onde os devotos fazem homenagens e entregam suas oferendas como forma de agradecer, entregar à entidade espiritual algo pelas graças que alcançou ou por graças que ainda serão alcançadas.

“Os praticantes da afro religiosidade têm, todos os anos, uma manifestação de agradecimento às entidades da água, da mata e da rua. O mês de agosto é dedicado às entidades da rua. Nós escolhemos essa data, pois é mais simbólica e mais significativa se tratando dessas entidades espirituais” afirmou o Presidente da União Religiosa dos Cultos Afro/Umbandistas do Estado do Pará.

Há alguns anos, a data era comemorada em várias áreas de Belém, no meio de ruas localizadas nas periferias da cidade. Devido os transtornos causados no trânsito, além das diversas provocações sofridas pelos devotos por pessoas praticantes de outras religiões, o que gerava incômodos nos religiosos, foi decidido que o evento passaria a ser realizado em um único local, em Outeiro. 

Os festejos vão contar com uma estrutura pública e com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. 

“Essa é uma manifestação pra quem tem muita fé e está baseada nos príncipios que norteiam a Umbanda: paz, amor e caridade” finalizou Itacy.(DOL)

Camareiras concluem curso de capacitação oferecido pelo Departamento de Turismo

Final touch

A Prefeitura de Parauapebas oferece cursos e capacita a comunidade para o mercado de trabalho. Amanhã, dia 24, às 8h, no Hotel Mardan, haverá o encerramento de mais um curso oferecido pelo Departamento de Turismo (Detur) no intuito de aprimorar o atendimento dos profissionais que recebem os turistas no município.

O curso de camareira teve duração de 40 horas e capacitou uma turma de 25 alunas. Na próxima segunda-feira, 27, iniciará a capacitação da segunda turma.

Estudantes do Senac realizam visita técnica no Hospital Yutaka Takeda

Um atendimento hospitalar de qualidade e humanizado pode fazer toda diferença em uma unidade de saúde quando promove a satisfação de pacientes e acompanhantes. Por este motivo é que o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde na Serra dos Carajás (PA), recebeu estudantes do curso de recepcionista em serviço de saúde do Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC), de Parauapebas (PA), para realizar uma visita técnica em um dos únicos hospitais do Estado a ter o certificado ONA 2- Acreditado Pleno, que atesta a qualidade no atendimento.

Com o acompanhamento e esclarecimentos feito aos visitantes pela supervisora de atendimento do HYT, Luana Assunção, foi mostrado na prática as rotinas administrativas das recepções da Unidade. “Foi apresentado como funciona o nosso controle de acesso, horários de visitas, documentação necessária para realizar o atendimento no HYT e a normativa para visitantes e acompanhantes”, explicou a profissional.

Também, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do serviço de agendamento do hospital, como é realizada a execução das atividades de confirmação e cancelamento de consulta por telefone e mensagem de texto que são ferramentas disponíveis na Unidade.

A analista da qualidade Joice Maliuk do HYT, membro da Comissão de Humanização da Unidade, detalhou para a equipe a política de humanização e os diversos projetos desenvolvidos no hospital. “Além de compartilhar cada item da nossa política com os estudantes, focamos na importância que uma recepcionista tem em manter um atendimento humanizado, devido elas serem o cartão de visita da instituição, ser o primeiro acolhimento dos pacientes e isso faz toda a diferença”, relatou.

Satisfeita com a manhã de aprendizagem que foi proporcionada pelo HYT, a estudante do Senac, Amanda Melo, considerou a visita na Unidade muito interessante. “Eu gostei bastante das diretrizes de humanização do Yutaka. Isso mostra que aqui há um acolhimento muito grande para pacientes e colaboradores”, declarou.

Construído pela Vale há 32 anos, o Hospital Yutaka Takeda é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e tem capacidade para atender casos de baixa e média complexidade.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Cinco vereadores de Parauapebas declaram apoio ao candidato Chamonzinho

Com as eleições em alta em Parauapebas, o candidato a deputado estadual Chamonzinho (MDB) publicou em seu instagram um vídeo onde aparecem cinco vereadores de Parauapebas declarando apoio a sua candidatura, dentre eles são o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Elias da Construforte (PSB), Joel do Sindicato (DEM), Eliene Soares (MDB), Rafael Ribeiro (MDB) e Zacarias Marques (PSDB).

O empresario é um dos fortes candidatos do estado a conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA. Confira o vídeo;

Conheça um pouco sobre Chamonzinho:

Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1975, na cidade de Marabá, região sudeste do Pará. Hoje aos 42 anos é comunicador e empreendedor. Casado com a jornalista Mariana Chamon, tem três filhas.


Chamonzinho é filho do deputado estadual João Chamon Neto e Ângela Azevedo Chamon. Começou a carreira política em 2000, aos 25 anos de idade, sendo o vereador mais votado em Curionópolis, com 379 votos. Quatro anos depois foi reeleito vereador com praticamente o dobro dos votos: 648, repetindo o feito de ser o mais votado na cidade.


Com um ótimo desempenho realizado na Câmara de Vereadores de Curionópolis, Chamonzinho se lançou candidato a prefeito, pelo PMDB, nas eleições de 2008. Foi eleito com 5.499 votos.


Por quatro anos, priorizou a infraestrutura de Curionópolis, asfaltando 90% da cidade com drenagem. Também reformou o hospital municipal e construiu praças e escolas, melhorando qualidade da educação no município. Investiu na valorização dos servidores, através da implantação do PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. A boa gestão dos recursos públicos permitiu que a Prefeitura bonificasse os professores com R$ 5 mil reais a mais no salário. O investimento na merenda escolar deu ao Chamonzinho, a conquista do Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, em Brasília. Com recursos próprios realizou o sonho da casa própria, beneficiando 240 famílias que homenagearam o então prefeito Wenderson Chamon, dando ao conjunto habitacional, o nome de Chamolandia. Com aprovação de quase 90% da sua administração, foi reeleito prefeito de Curionópolis em 2012, com quase o dobro dos votos, 7.717 votos.


Entre 2005 e 2006, foi presidente da Uvesspa – União de Vereadores do Sul e Sudeste do Pará. Sempre preocupado com o fortalecimento das cidades do interior do Pará e tendo o reconhecimento pela competência em saber os caminhos para conseguir recursos federais, Wenderson Chamon foi eleito, aos 35 anos, o presidente da AMAT – Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins que reunia 39 municípios do sul e sudeste do Pará, se tornando o mais jovem presidente da história da AMAT. E à frente da Uvesspa e AMAT trabalhou pela criação do Estado de Carajás.


Liderança ativa em todo o Pará, Chamonzinho é destaque entre os políticos de sua geração, mobilizando prefeito e vereadores pelas grandes causas que interessam à comunidade. Um líder que continua empreendendo e contribuindo com o desenvolvimento da região de Carajás.

Edital do concurso da Prefeitura de Marabá deve ser lançado nas próximas semanas

A espera pelo edital do concurso da Prefeitura Municipal de Marabá está chegando ao fim. O lançamento do documento que oficializa a abertura do certame está previsto  para o dia 15 de setembro de 2018. O concurso tem a finalidade de preencher centenas de cargos para diversos níveis de escolaridade. 

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) é a empresa responsável pela organização das etapas do certame e as provas serão elaboradas por professores da Universidade Federal do Pará (UFPA). As taxas de inscrição devem ser de R$ 50 para nível fundamental, R$ 60 nível médio e R$ 70 para as vagas de nível superior. 

ETAPAS DO CONCURSO

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas será realizada para a primeira quinzena de dezembro de 2018. Além das provas objetivas, os candidatos tambem vão passar por etapas como prova de redação (para todos os cargos), assim como avaliação de títulos (para os que concorrem às vagas de nível superior). Sem dúvidas, entre os cargos mais procurados estarão o de professor e os da área da saúde. 

Vereador solicita construção de ponto de ônibus em frente ao Partage Shopping

Por meio da Indicação nº 251/2018, o vereador Maridé Gomes (PSC) solicitou a implantação de um ponto de ônibus com cobertura na Rodovia PA 275, em frente ao Partage Shopping Parauapebas. A proposição foi apresentada e aprovada por todos os parlamentares na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (21).

De acordo com Maridé, a solicitação atende a uma necessidade tanto dos moradores de bairros das imediações do referido centro comercial, tais como bairros Apoena (W. Torres), Cidade Jardim e Amazonas, bem como funcionários do shopping, estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a população em geral.

“Uma parada de ônibus com cobertura possibilitará à população proteção contra o sol e a chuva, proporcionando maior comodidade para quem precisa embarcar e desembarcar no transporte coletivo municipal ou até mesmo para os municípios vizinhos, tendo em vista que o shopping está localizado em uma das entradas da cidade. Assim, os passageiros que se deslocarem de suas residências até a rodoviária poderão aguardar o embarque nesta localidade”, relatou Maridé Gomes.

A Indicação nº 251/2018 será encaminhada para o Executivo Municipal, a fim de que o prefeito Darci Lermen e a secretária municipal de Obras, Maria Silvana, analisem a possibilidade de implantar o ponto de ônibus reivindicado.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Vale abre 600 vagas de estagio e espera que dê “match” entre estudante e a mineradora

A Vale está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio. O processo foi reformulado para garantir que haja um alinhamento maior entre os valores do candidato e da empresa. Ou seja, que dê “match” entre o estudante e a Vale. São oferecidas mais de 600 vagas nos estados do Pará,  Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. As inscrições poderão ser feitas até 21/9 pelo site www.vale.com/estagio.  

A Vale busca estagiários que queiram se desenvolver profissionalmente e enriquecer seu currículo com a experiência de trabalhar na líder mundial de produção de minério de ferro e níquel. No Pará, são 29 vagas com oportunidades para os municípios de Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte.


“Buscamos jovens de alto potencial que se identifiquem com nossos valores e que queiram fazer a diferença numa empresa global e responsável do ponto de vista social e ambiental”, explica Desiê Ribeiro, gerente-executiva de Desenvolvimento e Gestão de Talentos da Vale. “O candidato deve estar em busca de múltiplas experiências que o ajudem a acelerar sua formação e ter gosto por desafios para nos apoiar na construção da Vale do futuro”.

O processo seletivo terá quatro etapas. Durante a inscrição o candidato preencherá um formulário chamado “escala de crenças”, em que irá revelar quais são seus valores pessoais. Esses dados serão cruzados com os valores da empresa e se houver o “match” o candidato passará à próxima etapa. “Match” é um termo comum entre os jovens, usado em aplicativos de relacionamento para indicar quando duas pessoas têm afinidade.

O processo seletivo é composto também de testes online de raciocínio lógico e inglês, uma entrevista em vídeo, e o painel (entrevista de grupo) e entrevista final.

 Podem se candidatar ao Programa de Estágio alunos de nível superior que estejam nos dois últimos anos de curso, ou seja, com formatura prevista entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020.


Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que tenham formatura prevista até dezembro de 2019 ou que sejam formados na parte teórica, desde que não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório e ainda estejam matriculados na instituição de ensino.


Serão aceitas inscrições para universitários de vários cursos, entre eles Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico de mais de 20 cursos, como Mecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mineração e Segurança do Trabalho. 


Na última edição do programa, no ano passado, a relação foi de 153 candidatos por vaga.


Os selecionados iniciarão o estágio a partir de janeiro de 2019 e receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.

Detento é encontrado morto dentro da carceragem do bairro Rio Verde

Na manhã desta quarta-feira (22) por volta das 7h30min a Polícia Civil de Parauapebas foi acionada à comparecer na carceragem do bairro Rio Verde para atender uma ocorrência em que um dos presos estava morto enforcado.

Ao chegar no local, os policiais encontraram o detento identificado como Josimar Lima Nunes, já sem vida, com um fio de energia enrolado no pescoço.

Josimar Lima Nunes

Josimar estava preso por infringir o Art. 157 ( roubo) do código penal e estava detido na cela de numero 2. Uma equipe do Instituto Médico Legal foi acionada para remoção do corpo e as investigações iniciaram para saber a real causa da morte, se foi homicidio ou suicídio.  

Padrasto é preso por estuprar enteada desde os sete anos

Um padrasto foi preso nesta quarta-feira (22), acusado de estuprar a enteada de apenas 10 anos. Segundo a investigação, os crimes ocorriam há pelo menos três anos.

De acordo com informações da Polícia Civil, ele teve ordem de prisão expedida pelo Poder Judiciário em decorrência de inquérito policial instaurado pelo delegado Fabrício Andrade. A prisão foi realizada, em Belém, no local de trabalho do acusado. O preso foi encaminhado inicialmente à Seccional de Ananindeua e em seguida conduzido ao Sistema Penitenciário. 

A prisão é decorrente de investigações que apontaram o estupro e a violência física. “Atualmente, a menor tem dez anos, mas estupro era praticado desde os 7 anos de idade”, afirmou o delegado Fabrício. Os atos eram praticados sempre aos finais de semana, quando a vítima ficava com o acusado. 

O fato foi denunciado por familiares da vítima. A garota passou por escuta especializada no Propaz Integrado em Belém e confirmou o crime sexual praticado pelo acusado. Dessa forma, com base nas provas, foi requerida à Justiça a prisão preventiva do acusado. (Diário do Pará)

Vereador propõe alteração de lei, doação de lotes urbanos e construção de parada de ônibus

Na sessão ordinária desta terça-feira (21), o vereador Marcelo Parcerinho (PSC) apresentou as indicações nº 254/2018, sugerindo que o Poder Executivo faça alteração do Inciso XXI do Art. 16, do Projeto de Lei nº 15/2018, que dispõe sobre a política social no município; nº 256/2018, pedindo que o gestor municipal elabore projeto de lei que oficialize a doação de lotes urbanos no Bairro Novo Horizonte; e nº 257/2018, propondo que a prefeitura elabore estudo de viabilidade da melhoria e construção de paradas de ônibus no Complexo VS 10.

Alteração de lei

Marcelo Parcerinho sugere que o conteúdo do Inciso XXI do Art. 16, do Projeto de Lei nº 15/2018, que atualmente tem o texto: “garantir a infraestrutura necessária ao funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, inclusive com despesas referentes a passagens, traslados e diárias de conselheiros representantes do governo e da sociedade civil, quando estiverem no exercício de suas atribuições”, seja mudado para “garantir a infraestrutura necessária ao funcionamento das instâncias de controle social descritas no Capítulo III desta lei, garantindo recursos materiais, humanos e financeiros, inclusive com despesas referentes a passagens, traslados e diárias de conselheiros representantes do governo e da sociedade civil, quando estiverem no exercício de suas atribuições”.

Segundo o vereador, a modificação de texto, além de ratificar o dever de garantir infraestrutura aos demais conselhos, não gera despesas extras de nenhuma natureza, em se tratando de infraestrutura, recursos humanos, diárias e passagens para o exercício da função de conselheiro.

Doação de lotes

No pedido para doação de lotes, o parlamentar lembra que a área para a qual ele sugere a doação dos terrenos para seus respectivos moradores foi declarada como utilidade pública pelo Decreto nº 594, de 24 de julho deste ano.

“A presente indicação justifica-se pelo atendimento aos anseios dos moradores do Bairro Novo Horizonte, sabendo que as famílias já residem no bairro há muito tempo e não conseguiram a legalização dos lotes nas gestões anteriores”, defende Marcelo Parcerinho.

Paradas de ônibus

Na justificativa para esta indicação, o vereador explica que o complexo de bairros da VS 10 possui uma grande extensão territorial, onde moram milhares de pessoas que necessitam diariamente de transporte público para trabalhar e outras necessidades pessoais.

Em visita aos bairros localizados ao longo da VS 10, Marcelo Parcerinho diz ter observado que são poucos os abrigos para a comunidade pegar transporte público, a maioria sem proteção de sol e chuva.

Depois de apresentadas em plenário, as três indicações do vereador foram aprovadas pelos demais parlamentares e agora serão encaminhadas para serem apreciadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina

“Gigante” Léo Santana agita multidão em Parauapebas

Em uma noite de muito alto astral, o “gigante” Léo Santana fez milhares de pessoas dançarem no último sábado, 18, no estacionamento do Partage Shopping Parauapebas. Pela primeira vez em Parauapebas, o baiano misturou estilos musicais e agitou mais de oito mil pessoas com seu ritmo acelerado.

Após os shows de Dany Rodrigues (da dupla Meninas de Ouro), Victor Ferraz, DJ Mimoso e outros grandes nomes de artistas regionais, Léo Santana sacudiu de vez o público no estacionamento com sucessos estourados em todo o Brasil. Durante quase duas horas, com direito a sertanejo, axé e funk em seu repertório, o cantor fez o público dançar muito até a madrugada de domingo, 19.

“É uma alegria e uma honra muito grande estar pela primeira vez cantando para o público de Parauapebas, sentir esta energia da região é um privilégio para mim e espero voltar aqui logo” diz o baiano.

“Para nós do Partage Shopping Parauapebas, é uma grande satisfação estar no circuito de grandes shows nacionais. Nosso empreendimento vem se destacando neste segmento na região e se prepara a cada novo show para receber com qualidade artistas renomados e sempre oferecer conforto e segurança ao público”, diz o superintendente do Partage Shopping Parauapebas, Antônio Carlos Maziviero.

Jovens de Curionópolis recebem oportunidade de qualificação profissional

Na manhã desta terça-feira (21) foi realizada a solenidade que marcou o início dos cursos profissionalizantes de Operador de Retroescavadeira e Montagem de Motor a Diesel, ministrados pelo SENAI, por meio de uma parceria entre o governo do Pará e o município de Curionópolis. Os 40 jovens estudarão aulas teóricas e práticas ao longo de dois meses.

O curso de Operador de Retroescavadeira é ministrado nas instalações do Centro Técnico Esportivo de Curionópolis (CTEC), onde no passado funcionaria a Estação do Conhecimento. A Prefeitura reformou totalmente a estrutura e disponibilizou para a comunidade o CTEC durante a programação do aniversário de 30 anos da cidade.

“Curionópolis recebeu uma verba de oito milhões de reais na gestão passada para colocar esse centro técnico para funcionar e isso não aconteceu, e ninguém sabe onde foi parar o dinheiro! Agora a atual gestão colocou a estrutura pra funcionar e as empresas não terão mais desculpas na hora de contratar nossos jovens, dizendo que eles não são qualificados”, afirmou o presidente da Câmara, Francisco Aderbal.

“Quem mora há muito tempo em Curionópolis sabe que já poderiam ter disponibilizado este espaço antes, mas não fizeram. A nossa gestão está apostando no crescimento da nossa sociedade, da nossa juventude, das famílias curionopolenses. A juventude da nossa cidade pode se sentir contemplada! Nós estamos trabalhando incansavelmente para proporcionar a eles novos cursos, aqui, dentro do município, de forma gratuita, contribuindo assim com a sua formação profissional e conquista de um espaço no mercado de trabalho”, destacou o prefeito.

A solenidade contou com a presença também do vereador Júnior Brito, da secretária municipal de Educação, Lêda Viveiros, e da representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no município, professora Amparo.

“Fiquei sabendo pelo anúncio na cidade que a Prefeitura estava trazendo os cursos, e eu queria me qualificar em mais uma profissão, aproveitei essa oportunidade e me inscrevi”, relatou o jovem Wellinton Carvalho, que atua profissionalmente como pintor. Já Ana Carla Lopes, que é a única mulher da turma, disse que já trabalhou em alguns empregos, mas nunca conseguiu se profissionalizar.

“Esse curso é bem caro, se for pra pagar, sem essa ajuda do município, que a gente está tendo agora, seria impossível pra mim. Vou até o fim do curso, com garra e determinação. Quero agradecer ao governo municipal por estar nos proporcionando esta oportunidade”, afirmou a jovem.  

De acordo com o professor do SENAI, Eugênio Célio, que participou da solenidade, os cursos terão a parte prática e teórica. Em Serra Pelada será ministrado o curso de Montagem de Motor a Diesel, “fiquei impressionado com o número de mulheres que se inscreveram para este curso”, destacou o professor. 

Projetos de lei são retirados da pauta na Câmara Municipal de Parauapebas para adequações

Dois projetos de lei que estavam na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas para serem votados nesta terça-feira (21) foram retirados para serem realizadas adequações aos textos das matérias.

O Projeto de Lei nº 15/2018, de autoria do Poder Executivo, foi retirado após apresentação de pedido de vista feito pela vereadora Eliene Soares (MDB). A proposição dispõe sobre política pública de assistência social e revoga a Lei Municipal nº 2.410, de 23 de abril de 1996.

De acordo com a parlamentar, a proposição foi analisada pelas comissões. Mas, em conversa com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), foram constatadas diversas questões que precisam passar por alterações.

“O Comasp sentou comigo e com o vereador Parcerinho e apresentou uma série de mudanças que eles gostariam que a gente fizesse, mas, nós não podemos, porque são questões de competência do Executivo. Desde maio que estamos, incansavelmente, pedindo ao prefeito que retire o projeto e faça as adequações necessárias para encaminhar novamente a esta Casa. No entanto, até agora nada foi feito”, informou Eliene Soares.

Ao votar favorável ao pedido de vista, José Pavão (PSDB) afirmou que até a hora da votação é direito do vereador poder fazer pedido de vista, mesmo depois de ter passado pelas comissões. “Não é feio para esta Casa, pois não podemos votar e aprovar um projeto ao qual ainda temos dúvidas”.

Todos os vereadores presentes votaram favoráveis ao pedido de vista e o presidente da Câmara, Elias da Construforte (PSB), retirou a matéria da pauta.

Assistência à mulher

Em seguida, foi retirado também de pauta o Projeto de Lei nº 24/2018, pela própria autora, a vereadora Eliene Soares. A matéria trata da humanização da assistência à mulher e ao neonato durante o período gravídico-puerperal.

Eliene informou que preferiu retirar o projeto porque houve um erro apontado pela Procuradoria Legislativa, que precisará de correção. “A retirada do projeto é para que seja apresentada uma emenda supressiva para sanar um vício de ilegalidade apontado pelo parecer prévio da procuradoria”, informou.

Como a solicitação de retirada do projeto de lei foi feita pela própria autora, não houve necessidade de passar por deliberação do plenário, ou seja, votação dos demais vereadores. Assim sendo, o presidente acatou o pedido, retirando também esta proposição da pauta.

Os projetos serão encaminhados pela Secretaria Legislativa para que recebam as devidas alterações e posteriormente voltarão para votação.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Vereador Braz solicita redutores de velocidade para Bairro Vale do Sol

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (PSDB) pediu ao Poder Executivo a instalação de redutores de velocidade na Avenida Jamaica e nas transversais, no Bairro Vale do Sol. O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 238/2018.

Segundo explicou o vereador, a Avenida Jamaica é a principal via de acesso ao Bairro Vale do Sol e a única que interliga o bairro aos bairros Tropical I, Tropical II, Ipiranga I, Ipiranga II e Linhão. “Devido ao grande tráfego no local, é indispensável a instalação de mecanismos legais que possam controlar a velocidade dos veículos automotores, bem como orientar de maneira clara e precisa os pedestres e ciclistas a fazerem o trânsito de maneira correta e segura”, afirmou Ivanaldo Braz.

O parlamentar ressaltou, também, que naquela via já aconteceram vários acidentes, inclusive com vítima fatal, motivo pelo qual redutores de velocidade irão auxiliar na segurança do local, em especial para e transeuntes e moradores do bairro.

Pela importância da indicação, a solicitação foi aprovada pela Câmara e será encaminhada ao Poder Executivo municipal, para análise e possível implementação do pedido.

 

Marcelo Parcerinho propõe criação do projeto Vestibular Cidadão

Com a argumentação de que está cada vez mais difícil para os alunos de escolas públicas ingressarem na universidade, o vereador Marcelo Parcerinho (PSC) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 248/2018, que crie o Projeto Vestibular Cidadão, visando melhorar a competitividade dos alunos do ensino médio para prestar vestibular.

Tendo em vista que a maioria dos estudantes de escola pública não tem poder aquisitivo para pagar um cursinho preparatório particular, o projeto tem como objetivo viabilizar aulas revisórias com foco em conteúdo específico para o vestibular, aumentando as chances desses alunos de fazerem um curso de ensino superior.

“Os mais favorecidos podem pagar um cursinho pré-vestibular, mas as pessoas pobres não podem. Assim, na hora de realizar os vestibulares, eles ficam em desvantagem, já que o ensino básico público não é suficiente para inseri-los nas universidades públicas e, ao mesmo tempo, não possuem renda suficiente para estudar em instituições particulares. Quero dar aos jovens de baixa renda condições para enfrentarem o vestibular com boas chances de aprovação”, enfatizou Marcelo Parcerinho.

A proposição do parlamentar foi aprovada por todos os vereadores presentes e será encaminhada para o Executivo Municipal, a fim de que o prefeito analise a viabilidade de implantar o Vestibular Cidadão.

Dupla é morta após intervenção policial no bairro da Paz

Marcos Vinicius Sousa Oliveira, 18 anos de idade, e seu companheiro de nome ainda não identificado, foram mortos em uma operação realizada pelos Policiais Civis e Militares.

A Intervenção policial com resultado morte aconteceu por volta das 19h30, de quinta-feira (16) na rua Monteiro Lobato, numero 80, bairro da Paz, Parauapebas.

De acordo com a polícia a dupla foi localizada após assaltar dois estudantes universitários que haviam acabado de sair de casa por volta das 13h30,  com destino ao centro universitário de Parauapebas, quando ainda no bairro da Paz, os mesmos foram abordados pelos assaltantes que levaram a moto e os celulares das vítimas.

Uma equipe do Instituto Médico Legal – IML de Parauapebas esteve no local e removeram os corpos da dupla. (Caetano Silva da redação do Portal Noticias de Parauapebas)

Secretaria de Obras apresenta cronograma de obras para vereadores

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semob), à frente a titular da pasta, Maria Silvana de Faria Sousa, reuniu no final da tarde desta segunda-feira (13) com os vereadores de Parauapebas para apresentar um cronograma de obras que vêm sendo executadas e outras a serem implantadas.

Pela Câmara, participaram do encontro, que ocorreu na sala de reunião da presidência, os vereadores Elias da Construforte (presidente da Casa de Leis), José Pavão (vice-presidente), Francisca Ciza (segunda secretária), Eliene Soares, Horácio Martins, Ivanaldo Braz, Joel Alves, Joelma Leite, Kelen Adriana, Luiz Castilho, Maridé Gomes, Rafael Ribeiro e Zacarias Marques.

Já pela Semob, compareceram o adjunto Rodrigo Santos e os engenheiros André Vilar (obras), Oscarino Rodrigues (infraestrutura), André Vasconcelos (projetos), além da secretária Maria Silvana Sousa.

Antes de iniciar a apresentação do cronograma de atividades de obras do governo municipal, a secretária informou aos presentes que aquele encontro foi uma solicitação do vereador Luiz Castilho, líder do governo na Câmara Municipal.

No decorrer da reunião, secretária e diretores dos departamentos da Semob apresentaram quadro de obras concluídas em 2017 e 2018, em andamento, em processo de licitação, em projeto e obras em processo de convênio.

Obras concluídas

Na relação de obras concluídas, foram apresentadas reformas de quadra esportiva em Palmares Sul, dos blocos A e B do Projeto Pipa, da Casa da Horta Comunitária, do prédio da Casa do Cidadão e do Centro de Assessoria Jurídica da Mulher; construção do Centro Comunitário do Bairro dos Minérios e de pontos de táxi no CAP, Big Ben e shopping; sarjetas e meios-fios no distrito industrial; recuperação asfáltica nos bairros Jardim Canadá, Maranhão e Nova Carajás; manutenção de estradas vicinais na zona rural do município, entre tantas outras obras.

Obras em andamento

No quadro de obras em andamento, os servidores da Semob listaram construção de ETE no Bairro Vale do Sol, escolas Nelson Mandela, Pingo de Gente e Aurino Gonçalves dos Santos; muro de arrimo da escola Elivaldo Ribeiro, ponto de táxi e mototáxi nas Casas Populares II e de mototáxi na Praça do Cidadão; construção do Centro Comunitário do Bairro Maranhão; reforma e ampliação do Cras Altamira, do anexo da Semob, do prédio da Semurb, do ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio e da praça de Palmares II; entre outras.

Obras em convênio

A Semob anunciou também obras em convênio celebrado com o governo federal, entre estas a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e escola no Residencial Alto Bonito; UBS Cidade Jardim e UBS Nova Carajás; campo soçaite em Alto da Boa Vista e em Nova Carajás. Convênio estadual: construção do Propaz Integrado e Propaz Mulher. Convênio Uepa/Vale: construção da escola pró-infância Ribamar Leite.

Após a apresentação, os vereadores questionaram algumas dúvidas sobre o andamento das obras e deram informações importantes para que as ações contemplem a maior quantidade de pessoas nos bairros da cidade.

O presidente da Casa, Elias da Construforte, agradeceu a presença da equipe técnica da Semob, como também de seus colegas de parlamento, e solicitou que a repartição pública e demais secretarias se atentem à Lei Municipal nº 09/2016, que garante tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, a fim de beneficiar a economia, os empresários e trabalhadores do município.

Os vereadores Horácio Martins, Maridé Gomes, Ivanaldo Braz, Joel Alves, Zacarias Marques, Rafael Ribeiro, Kelen Adriana, Eliene Soares e Luiz Castilho cobraram mais ações do governo e se colocaram à disposição da Semob, em busca de infraestrutura para a população.

A secretária Maria Silvana Sousa declarou que a primeira meta do governo municipal foi contemplar os bairros que se encontravam em maior precariedade, até atingir toda a cidade, com obras de qualidade.

Reportagem: Camila Ishibashi / Texto: Waldyr Silva

Falta de emprego em Parauapebas movimenta multidão em torno de 156 vagas de trabalho

No Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018.

O resultado significa quase 200 mil desalentados a mais em apenas um trimestre. No primeiro trimestre do ano, o País tinha 4,630 milhões de pessoas nessa situação. No primeiro trimestre de 2012, início da série histórica da pesquisa, essa população totalizava 1,995 milhão.

Em Parauapebas a situação não é tão diferente, desde ontem (15) feriado estadual, centenas de pessoas já se encontravam na fila do SINE de Parauapebas na tentativa de conseguir uma das 156 vagas que estão sendo oferecidas.

As vagas são para diversas áreas, dentre elas pedreiro, carpinteiro, ajudante, caldeireiro, montador de andaimes e outras.

Hoje (16) pela manhã a multidão que estava em busca de uma dessas vagas passou de mais de 1.500 pessoas e a cada instante chegava mais pessoas com o mesmo objetivo.

No oficio da empresa para o Sine Parauapebas ela solicita que seja encaminhada quatro pessoas por vaga oferecida, para que a contratante selecione o contratado.

Trabalhadores nas portas do Sine com a expectativa de emprego

Desde as primeiras horas desta tarde de desta quarta-feira (15) feriado de Adesão do Pará, uma grande fila começou a se formar em frente ao SINE Parauapebas, localizado na rua F de esquina com a rua 11 no bairro Cidade Nova.

Videos e fotos começaram a circular nas redes sociais com varias pessoas já demarcando local na fila do departamento que só atenderá na manhã desta quinta-feira (16) na expectativas de conseguir uma das vagas que serão ofertadas por empresas locais.

As vagas mais procuradas pelos trabalhadores que passarão a noite em claro na porta do Sine de Parauapebas são de pedreiros, carpinteiros, pintor, encanador, servente, montador de andaimes, ajudante geral e caldeireiro, todas as vagas são oferecidas pela empresa RIP e serão preenchidas nesta quinta-feira (16).

“Infelizmente teremos que passar mais uma noite na porta do Sine na expectativa de conseguir um encaminhamento para participar da entrevista de emprego”, destaca Mauro Cesar, carpinteiro.

Quanto vai custar ter uma arma de fogo no Brasil? Nós explicamos

Um dos temas mais polêmicos defendidos por Jair Bolsonaro, a facilitação da posse das armas de fogo foi publicada pelo presidente, como prometido durante sua campanha eleitoral. Mas, afinal, quanto custaria ter uma arma?

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo aponta que o gasto pode variar entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, considerando três capitais brasileiras. O valor é bem mais do que a renda média da população, estimada atualmente em R$ 754.

Gastos

O maior valor é o da arma, que pode ficar mais cara dependendo do calibre. As opções disponíveis no mercado custam entre R$ 3,5 mil e R$ 8 mil. Há ainda opções que custam mais do que isso. Para entrar com o pedido na Polícia Federal é preciso pagar uma taxa de R$ 88, além de realizar um teste psicológico de R$ 250. O teste técnico custa outros R$ 200 e a realização de um curso básico de tiro pode variar entre R$ 50 e R$ 600.

O que muda?

A proposta de Bolsonaro é flexibilizar o acesso ao porte de armas de fogo. Cidadãos que morem em regiões violentas, por exemplo, poderão ter acesso ao equipamento para se protegerem. Algumas coisas, no entanto, não mudaram. É preciso ter mais de 25 anos e nenhum antecedente criminal, além de apresentar um atestado de capacidade técnica para o manuseio e de um laudo psicológico.

Etapas – o passo a passo para obter uma arma

1. Pedido na Polícia Federal

Em primeiro lugar, é preciso obter uma autorização da PF para possuir uma arma. Para isso, o cidadão deverá apresentar seus antecedentes criminais

2. Avaliação psicológica

Somente um profissional credenciado pela PF poderá emitir um laudo atestando a capacidade psicológica do cidadão. O documento tem validade de um ano

3. Capacidade técnica

Caso possua capacidade de manusear armas, o cidadão deve realizar um teste, feito por um instrutor credenciado. Caso não possua, deverá realizar um curso básico de tiro. Esse atestado também tem validade de um ano

4. Compra

Ao adquirir o item, o comprador deve levar a nota fiscal à PF para registrar a arma. Esse documento tem validade de cinco anos. Depois disso, o cidadão deve voltar à loja para retirar a arma. Ele receberá uma autorização para o transporte até o local onde ficará.

5. Tempo

O processo todo leva entre três e quatro meses.

Restaurante SOMBRA DO COQUEIRO ideal para encontros com amigos, a família ou um momento romântico

“Aqui nosso trabalho diário é aprender a atender tão diferentes exigências. E estamos nos especializando nisto”.  São afirmações de Adriano Fernandes, diretor do Hotel e Restaurante Sombra do Coqueiro.
É por isso que o cardápio no Restaurante SOMBRA DO COQUEIRO segue rigorosos padrões de higiene sendo feito com os melhores ingredientes e por uma equipe que sempre espera seus clientes com a satisfação em servi-los.
Caldeirada, massa de caranguejo, galinha caipira, camarão, caldos, carne na chapa, caranguejo no toc toc, petiscos e uma infinidade de composições que podem serem criadas na hora para atender o gosto de cada cliente e todos os tipos de paladares, além das mais variadas opções de cervejas estupidamente geladas; são itens que você encontra no Restaurante SOMBRA DO COQUEIRO que sempre lhe espera com o melhor cardápio; afinal, o dia ou a hora.
O ambiente é outro “ponto alto” no Restaurante SOMBRA DO COQUEIRO, ideal para encontros com amigos, a família ou um momento romântico com a pessoa amada. O lugar retrata a tranquilidade de uma área natural mesmo sendo no perímetro urbana. “Isso também foi planejado e fazemos questão de manter como um diferencial próprio de nosso empreendimento”, lembra Adriano Fernandes, mensurando que tudo isto não custa caro, pois, a ideia que tem como empreendedor é vender mais lucrando menos e no final o resultado é ainda melhor.
Por isso, de terça-feira a sexta-feira, das 11h ás 22h30, e sábado e domingo das 11h ás 17h, o restaurante é sempre bem frequentado; e nos sábados, domingos e feriados, no horário do almoço, o ambiente conta com música ao vivo, um bônus de agradecimento aos clientes. Já o HOTEL funciona todos os dias, 24 horas por dia.
Como bom entendedor de empreendedorismo que é, Adriano Fernandes anexou ao restaurante um hotel. “Pronto. Era o que faltava para transformar nosso negócio em uma casa de amigos”, conta Adriano, mensurando que, por se tratar de um hotel também com preço popular, tendo junto um restaurante, diversas pessoas que vem com frequência a Parauapebas a negócio se hospedam ali, onde recebem serviço completo podendo se sentir em casa.
Se você mora em Parauapebas, vá ao Restaurante Sombra do Coqueiro; ou se você vem aqui a passeio ou a negócios, se hospede em nosso Hotel e desfrute de um espaço feito para fazer você se sentir em casa e entre amigos.
Hotel e Restaurante SOMBRA DO COQUEIRO; aqui, não importa a hora, o motivo ou a companhia, É O LUGAR ideal para se hospedar ou saborear deliciosos pratos.

ATP completa 4 anos em prol Desenvolvimento da Cultura no Município

Associação de Teatro de Parauapebas (ATP) foi constituída juridicamente por artista da área, originada de um grupo de pessoas, apaixonadas pela linguagem artística do teatro no município. Que compreenderam que, divididos seria muito difícil, que a linguagem fosse respeitada.

 E hoje, vem trabalhando incansavelmente, para que atividade teatral, na terra do minério, seja de fato valorizada e respeitada. Esse contingente de pessoas acredita no poder transformador, que a arte exerce na vida do indivíduo, em sociedade, compreendendo o teatro, como instrumento didático pedagógico de ensino, como meio de inclusão social, como instrumento de evangelização e também como fonte de geração de renda e entretenimento. E lá se vão 4 anos, dedicados ao desenvolvimento da linguagem cênica no município, cantando e encantados a todos com sua arte de representar.

Dia 17 de janeiro será o dia de comemoração de aniversário da ATP, a primeira e única entidade do gênero, em toda a região sul e sudeste paraense.

ATP foi fundada unicamente por artistas da área, surgida da união dos grupos e companhias teatrais existente no município. Um contingente de pessoas, que amam a arte dá representação e militam incansavelmente, para que essa linguagem, tenha a devida atenção e o lugar que merece em nossa sociedade. Está previsto, um almoço colaborativo no clube rica, localizado no bairro vila rica, com os artistas, seus familiares, amigos e colaboradores.

A entidade deve mudar de endereço, o que deverá ser anunciado em breve e também haverá a eleição, da sua nova diretoria para o biênio de ( 2019 e 2021 ). A Instituição tem sido tratada com respeito, apesar dos percalços, que ainda travam, um diálogo com o gestor municipal, e vitoriosa ao mesmo tempo, após ter sua indicação respondida pela câmara municipal, que foi indicada a transformação do espaço da antiga câmara, em um Teatro Municipal, local esse bem mais centralizado.

Se recente ainda, da necessidade de editais culturais, de auxílio para os grupos e companhias, existentes na cidade filiados a mesma, o que seria sem sobras de dúvida, benéficos para o desenvolvimento da cultura no município. ATP planeja ainda, a realização de oficinas de teatro, que deverá ocorrer em breve, em dois bairros do município.   

Prefeito de Curionópolis prestigia posse da nova presidência do TCM

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Curionópolis Adonei Aguiar participou da sessão solene que empossou o novo corpo dirigente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM- PA). A solenidade foi realizada no auditório Alacid Nunes, na sede do TCM-PA em Belém.
O conselheiro Sérgio Leão tomou posse como novo presidente do TCM- PA, para a gestão do biênio 2019-2020, sucedendo o conselheiro Daniel Lavareda, que presidiu a corte de contas durante os anos de 2017 e 2018. Eleito em dezembro de 2018, Sérgio é o 11º  presidente do tribunal.
O conselheiro garantiu dar continuidade ao trabalho construído por anos na Corte de Contas e fortalecer o relacionamento entre a instituição, os municípios e a sociedade paraense. Os conselheiros José Carlos Araújo e Cezar Colares também receberam a posse pela vice-presidência e a Corregedoria da entidade.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) é um órgão público instituído para auxiliar as câmaras municipais no controle externo da administração financeira e orçamentária dos municípios e apreciar as contas executadas pelo Poder Público Municipal.
Em 2018, a Prefeitura de Curionópolis e a Câmara dos Vereadores do município, recebeu o título de “Selo Dourado de Gestão Transparente 2018” do TCM pelo cumprimento da totalidade do Termo de Ajustamento de Gestão da Transparência 2018.  A gestão alcançou a meta do estado por conseguir manter o Portal da Transparência atualizado.
“Prestigiamos a posse do novo presidente pois entendemos a importância da atuação do Tribunal de Contas na efetividade da gestão pública realizada nos município que trabalham visando a transparência da aplicação dos recursos públicos”, disse o prefeito Adonei Aguiar.

Empresa do ramo de mineração abre vagas de emprego para Parauapebas

A empresa Link Comércio de Peças para tratores e escavadeiras, que lida com atendimento para o mercado de mineração e terraplanagem em Parauapebas e região, localizada à Rua Presidente Prudente, Quadra 48, Lote 16, bairro Loteamento Paraíso, próximo a Escola Dom Bosco, em Parauapebas, está precisando com urgência de profissionais das seguintes áreas, atribuições e qualificações.

DADOS PARA CADASTRO DA VAGA

FUNÇÃO: TÉCNICO MECÂNICO
ATRIBUIÇÕES: EXECUTAR MANUTENÇÃO MECÂNICA EM MAQUINA E EQUIPAMENTOS,
PREVENTIVA E CORRETIVA, COM TENDÊNCIA EM MOTORES DIESEL, CAIXA DE MACHA,
COMPONENTES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS.
APENAS TRABALHADORES COM EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA OU PODE APRESENTAR DECLARAÇÃO COM EXPERIENCIA NA CARTEIRA

SEXO: MASCULINO
IDADE: 25 a 50
ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO
NECESSÁRIO POSSUIR CARTEIRA DE HABILITAÇÃO A e B. 

PREVISÃO SALARIAL: A COMBINAR

FUNÇÃO: ELETROMECÂNICO
ATRIBUIÇÕES: EXECUTAR MANUTENÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA E ALTA TENSÃO , PREVENTIVA E CORRETIVA, EXECUTAR MANUTENÇÃO EM MAQUINA DE SOLDA MMIG, TIG E PLANAS. MANTER MAQUINAS , EQUIPAMENTOS, MOTORES ELÉTRICOS, PAINÉIS, REDE ELÉTRICA, APARELHOS E INSTALAÇÕES EM PERFEITO CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO, ATENDENDO OS PADRÕES DE TEMPO E QUALIDADES EXIGIDOS.

APENAS TRABALHADORES COM EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA OU PODE APRESENTAR DECLARAÇÃO COM EXPERIENCIA NA CARTEIRA
SEXO: MASCULINO
IDADE: 25 a 50
ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO
PREVISÃO SALARIAL (INFORMAÇÃO OBRIGATÓRIA): A COMBINAR

QUAL ENDEREÇO ONDE SERÁ REALIZADA ENTREVISTA: DA EMPRESA (O MESMO ACIMA). QUAL MELHOR HORÁRIO PARA ENCAMINHAR OS CANDIDATOS: A PARTI DAS 09hs

Policial Militar passa por cirurgia e tem quadro de saúde estabilizado

O soldado da Policial Militar da Rocam Paulo Cavalcante, teve a perna esquerda  descepada ao se envolver em um acidente de trânsito entre a moto Honda XRE 300, que pilotava em um caminhão de coleta de lixo da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Após a divulgação do acidente do PM com pedidos de doação de sangue, centenas de pessoas compareceram para realizar a doação, mas na rede municipal de saúde do município não tem um posto de coleta e análise de sangue, ficando inviável receber as doações.

Por volta das 00h, a cirurgia no soldado foi realizada e o mesmo foi encaminhado para a observação com o quadro de saúde estabilizado.

A equipe do Portal Noticias de Parauapebas segue de plantão e a qualquer mais informações sobre o caso.

Doadores surgem, mas HGP não tem posto de coleta de sangue e policial segue em estado grave

O soldado da Policial Militar da Rocam Paulo Cavalcante, teve a perna esquerda  descepada ao se envolver em um acidente de trânsito entre a moto Honda XRE 300, que pilotava em um caminhão de coleta de lixo da Prefeitura Municipal de Parauapebas.
O acidente aconteceu por volta das 22h, desta terça-feira (15), na rua Amsterdam no bairro Vila Rica, quando a Gu realizava uma perseguição de uma dupla de moto que ao perceber os policiais saíram em desabalada carreira.
Na perseguição o policial bateu estribo na lateral esquerda da parte traseira do caminhão e com a forte colisão o militar teve a perna na altura do joelho arrancada.
Socorrido e encaminhado ao hospital a vítima que perdeu muito sangue espera doador de sangue tipo O Negativo, entretanto embora apareça doador, na rede municipal de saúde do município não tem um posto de coleta e análise de sangue. (Caetano Silva)

Acidente em Parauapebas deixa Policial Militar em estado grave

Na noite desta terça-feira (15) um acidente registrado no bairro Vila Rica em Parauapebas deixou um policial da ROCAM gravemente ferido.

De acordo com informações, o militar identificado como Paulo Maurício Cavalcante dos Santos teve uma perna decepada e neste momento o mesmo encontra-se em estado grave no Hospital Geral de Parauapebas precisando de sangue O-. Quem puder ajudar na doação do sangue favor comparecer no HGP.

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou, nesta terça-feira (15), em cerimônia esvaziada no Palácio do Planalto, em Brasília, um decreto que flexibiliza a posse de armas no país.

Uma das principais mudanças estabelecidas pelo texto é o maior tempo de validade do registro. Se antes o cidadão precisava fazer a renovação a cada cinco anos junto à Polícia Federal, agora o prazo é a cada 10 anos. Para a renovação do registro junto ao Exército, a validade passou de três anos também para 10 anos.

Com o decreto, a posse de arma fica garantida para: agentes públicos ligados à área de segurança;

todos os residentes em área rural;

residentes em áreas urbanas em estados com mais de dez homicídios por 100 mil habitantes (hoje, na prática, isso significa que são todos os cidadãos);

donos ou responsáveis legais de estabelecimentos comerciais; colecionadores,

atiradores e caçadores.

Antes de assinar o decreto, Bolsonaro disse que a população, no referendo de 2005, havia decidido “soberanamente” sobre a questão. “Para lhes garantir esse legitimo direito à defesa, eu, como presidente, vou usar esta arma”, disse, exibindo uma caneta esferográfica.

Segundo o presidente, um dos problemas que o decreto enfrenta é a “comprovação da efetiva necessidade [da posse de uma arma]”. “E isso beirava a subjetividade”, disse.

A flexibilização da posse de armas no país foi uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro. Ela não tem relação com o porte de armas, que é o direito de o indivíduo andar armado pelas ruas. A posse, por sua vez, é a autorização para manter uma arma em casa ou no trabalho, desde que o proprietário seja o responsável legal pelo local.

Bolsonaro afirmou apesar de, anteriormente, ser liberada a compra de até seis armas, “na prática”, não era o que acontecia.

“Com a legislação atual, pode-se comprar até quatro e, preenchendo os requisitos, o cidadão de bem, com toda certeza, poderá fazer uso dessas armas”. Bolsonaro diz ter assinado o decreto com “muita satisfação” para que o “cidadão de bem possa ter a sua paz dentro de casa”.

Durante seu pronunciamento, Bolsonaro disse que as autoridades irão “acreditar” na declaração. “Ele [comprador] vai ter que, numa declaração, que nós acreditaremos na mesma, dizer que na sua casa ele tem um cofre ou um local seguro para poder armazenar a sua munição”, declarou Bolsonaro.

Segundo o presidente, trata-se de uma espécie de advertência, “um aviso”, “porque logicamente nós sabemos do risco que existe a possibilidade em se ter uma arma de fogo em casa que não seja guardado em local seguro, em especial quando se tenha crianças dentro da mesma”, complementou.

O primeiro inciso do artigo que prevê a declaração aponta que “a veracidade dos fatos e das circunstâncias” afirma.

Concursos ofertam 872 vagas no Pará e prefeitura de Marabá prorroga inscrições

Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, dois concursos públicos em andamento no Pará oferecem 872 vagas e mais de R$ 1.800 de salário.

A Prefeitura de Tomé-Açu, no Nordeste do Pará, vai selecionar candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior para preencher 755 vagas imediatas. O concurso será organizado e executado pela empresa Instituto Machado de Assis.

Os vencimentos ofertados vão de R$ 998 a R$ 1.869,60 para trabalhar em carga horária de 20 a 40 horas semanais. Os cargos com vagas são: Biomédico, Enfermeiro, Assistente Social, Engenheiro Civil, Farmaceutico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Psicólogo, Professor de várias modalidades, Auxiliar Administrativo, Técnico Agricola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laborátorio, Técnico em Radiologia, Técnico de Infomática, Topografo, Apoio Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Servente.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão aceitas até o dia 21 de fevereiro no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br. O valor da taxa de participação vai de R$ 46,80 a R$ 121,50.

Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita objetiva e análise de títulos, conforme o cargo pretendido. A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de março.

A validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

FASEPA

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará (Fasepa) aceita até hoje inscrições para o processo seletivo simplificado que vai preencher 117 vagas temporárias em cargos de ensino fundamental, médio e superior.

A lotação dos aprovados será na Sede Administrativa ou nas Unidades de Atendimento Socioeducativo de Belém, Região Metropolitana, Santarém e Marabá.

Os candidatos selecionados receberão vencimentos de até R$ 1.560,76 para jornada de 30 horas semanais. Os cargos que serão preenchidos são: Agente de Artes Práticas – Cozinha, Agente de Artes Práticas – Portaria, Agente de Artes Práticas – Manutenção Predial, Agente Administrativo, Auxiliar de enfermagem, Monitor, Motorista, Administrador, Assistente Social,

Pedagogo e Psicólogo.

ÚLTIMA CHAMADA

As inscrições deverão ser realizadas através de formulário eletrônico no site www.fasepa.pa.gov.br até às 23h59 desta terça-feira. O processo seletivo compreenderá as seguintes fases: Inscrição, de caráter classificatório, eliminatório, e habilitatório; Análise Currícular com apresentação de documentação de caráter eliminatório e habilitatório; Entrevista Individual, de caráter eliminatório e classificatório.

O seletivo terá a validade de três meses, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Marabá prorroga inscrições

As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Marabá, Sudeste do Pará, foram prorrogadas até o dia 21 deste mês. São ofertadas 843 vagas em cargos de todos os níveis escolares. As provas serão realizadas em fevereiro deste ano. Os interessados devem acessar o site de concursos da Fadesp (www.portalfadesp.org.br/concursos).

Na página do concurso, está disponível para a consulta o edital de abertura, o edital com retificação das datas para a inscrição, a tabela de cargos, o formulário de Pessoa com Deficiência (PcD) e demais informações de interesse. Os candidatos devem ler atentamente as regras para inscrição, prazos e requisitos de cada cargo.

Das 843 vagas ofertadas, 274 são para cargos de nível escolar Fundamental, 266 são para Médio e 303 para o Superior. Os salários variam de R$ 954,00 a R$ 3.565,13. Alguns cargos oferecem gratificação por escolaridade.

As inscrições serão realizadas até dia 21. A taxa custa R$ 50,00 para cargos de nível Fundamental, R$ 60 para Médio e R$ 70 para Superior. O pagamento pode ser efetuado em qualquer banco ou casa lotérica até dia 22 de janeiro.

A prova objetiva do concurso, eliminatória e classificatória, em 24 de fevereiro, será aplicada a todos. Quem concorrer aos cargos de nível Superior ainda fará a avaliação de títulos e os concorrentes ao cargo de Guarda Municipal farão teste de aptidão física (Concursos no Brasil)

Últimas notícias