População comemora os 28 anos do município com muita festa no Residencial dos Minérios

346

Alegria, entusiasmo e esperanças renovadas. Foram esses os sentimentos demonstrados pela população durante os parabéns da cidade, na programação realizada pela Prefeitura de Parauapebas nesta segunda-feira (9), no Residencial dos Minérios. A inauguração da Unidade Básica de Saúde, o show de paraquedismo e o corte do bolo dos 28 anos do município foram os destaques da programação.

“Nossa comunidade está muito satisfeita, o Minérios tem outra cara agora; antes, nossos filhos tinham que sair daqui para estudar em outros bairros, pra gente ter acesso à saúde também era preciso sair daqui, isso agora mudou, graças ao cuidado que esse governo tem com a gente, estamos amparados agora”, destacou o vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro dos Minérios (AMBM), Alexsandro Pereira de Lima.

O Residencial dos Minérios foi escolhido para receber a programação dos “parabéns da cidade” em função das importantes obras realizadas no local. Em pouco mais de três anos, a Prefeitura construiu a Escola de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, que atende a mais de 1.500 alunos; o Centro de Referência em Assistência Social (Cras); a Unidade Básica de Saúde; o Centro de Desenvolvimento Comunitário e a Biblioteca Comunitária, tendo ainda revitalizado a Praça do Bairro, as vias públicas, realizado paisagismo das avenidas, instalado academia ao ar livre, e iniciado as obras da Escola de Educação Infantil.

“Quando esta gestão assumiu a Prefeitura, entendeu que essas famílias que moram aqui precisavam de muito mais que um teto, elas precisavam de qualidade de vida. O governo municipal, então, assumiu esse compromisso de melhorar a vida dessas pessoas e, hoje, coroa este grande trabalho desenvolvido aqui nos Minérios com este lindo evento. A entrega de todas essas obras contribui para o bem-estar social da nossa população”, disse a secretária de Habitação, Eliane Andrade.

“Estou muito feliz por estar cumprindo com o meu dever para com este município. O bairro dos Minérios estava abandonado e nós trabalhamos em prol do coletivo e com o apoio da comunidade melhoramos muito a qualidade de vida das pessoas que moram aqui. Assim temos feito também em toda a cidade, são mais de 260 obras realizadas que contribuem para o desenvolvimento de Parauapebas”, reforçou o prefeito Valmir Mariano.

Unidade Básica de Saúde dos Minérios

“Temos neste bairro umas das unidades de saúde mais bem estruturadas do município, nos empenharemos ao máximo para que o atendimento aqui seja humanizado, para atender a população da melhor forma possível”, se comprometeu o secretário municipal de Saúde, Juranduy Soares.

Com 989,64 m2 de área construída, a Unidade Básica de Saúde dos Minérios foi custeada 100% com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, como contrapartida do município ao projeto habitacional desenvolvido na localidade por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Todos esses projetos habitacionais devem ser entregues com equipamentos públicos, porém, só nesta gestão, a Prefeitura conseguiu estruturar o bairro em conformidade com as políticas habitacionais.

A unidade de saúde está dentro da classificação do Ministério da Saúde como porte IV, conta com 53 compartimentos, sendo 4 consultórios odontológicos, 4 consultórios médicos, sala de administração de medicamentos, sala  de vacina, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de injetáveis, sala de procedimentos especiais, mini-auditório, entre outros espaços. Todo o acompanhamento da obra foi realizado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

O atendimento na unidade começa nesta quarta-feira (11) com uma equipe de estratégia de saúde da família, composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem, 1 dentista, 1 técnico de saúde bucal, 8 agentes comunitários de saúde, 4 auxiliares administrativos, 3 auxiliares de serviços gerais e 3 vigias.

Tão logo a posse dos novos servidores concursados aconteça, a unidade de saúde passará a contar com três equipes de saúde da família, ou seja, irá triplicar o quadro atual de funcionários, beneficiando assim mais de 12 mil pessoas do Residencial dos Minérios e bairros próximos. A previsão, de acordo com o setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é que isso ocorra até o final do semestre.

Comentários