Abono salarial: Mais de 14 milhões estão aptos a receber

877

A partir de 14 de janeiro de 2016, os trabalhadores e trabalhadoras nascidos nos meses de janeiro e fevereiro que sejam titulares de conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o sétimo lote do Abono Salarial PIS pago pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Para clientes de outros bancos, o benefício estará disponível para quem possuir inscrição Pasep com número final cinco.

O abono salarial é um benefício dado a quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-base de 2014, recebendo por mês até dois salários mínimos. Para estar apto a sacar o Abono também é preciso contabilizar cinco anos de cadastro no Programa de Integração Social (PIS) e possuir dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Mais de 23 milhões de trabalhadores e trabalhadoras foram identificados para o recebimento do Abono Salarial PIS/PASEP, considerando o período de julho a novembro de 2015, e deste total 8,9 milhões, ou 38%, já receberam o benefício. Ainda há 14,5 milhões de trabalhadores aptos ao recebimento que não solicitaram o benefício. O montante de recursos utilizados pelo MTPS para pagamentos, no período analisado, foi de R$ 7.013.890.429,4.

REGIÕES

As regiões Sudeste e Nordeste são as que possuem o maior número de trabalhadores aptos para o recebimento do Abono Salarial, lideradas pelos estados de São Paulo e Bahia, respectivamente. Na região Norte, 508.829 trabalhadores já sacaram o Abono, no Nordeste, de julho a novembro foram 2.108.018 de trabalhadores; Centro-Oeste, 700.905, no Sudeste 4.139.056 trabalhadores já sacaram, e na região Sul 1.509.665 trabalhadores receberam o benefício.

Os trabalhadores inscritos no PIS podem receber os pagamentos nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil.

SAIBA MAIS: O QUE É O ABONO

O benefício é concedido a quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2014. Historicamente, o período de recebimento do Abono Salarial tem seu início no segundo semestre de cada ano e se estende para o primeiro semestre do ano seguinte. No ano passado, ele foi sacado por quase 9 milhões de trabalhadores no País.

Comentários