150 oportunidades: Jovens e adultos conquistam nova profissão com Pronatec em Canaã dos Carajas

0
306

Um total de 150 jovens e adultos foi formado para o exercício de sua mais nova profissão: soldadores e eletricistas industriais. A formação profissional foi assegurada pela parceria entre Vale, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação (MEC). A solenidade de formatura foi realizada na última terça-feira, 1º de março, no Senai, em Canaã dos Carajás.  

O evento contou com a presença também do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica Adjunto do MEC, Carlos Arthur Carvalho de Arêas e do Diretor do Departamento de Tecnologias Inovadoras do MDIC, Rafael Moreira, além de representantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Vale.

Esta é uma das turmas formadas de um total de 650 jovens bolsistas do Pronatec no município. As áreas de formação foram indicadas ao Pronatec pela Vale, de acordo com a demanda por mão de obra identificada na região. “Nosso objetivo é contribuir para o município de Canaã dos Carajas, desta vez, apoiando o aumento do potencial da empregabilidade da população na região”, destaca o diretor de Operação do S11D, Josimar Pires.

Para o represente do MEC no evento, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica Adjunto, Carlos Carvalho de Arêas, a formação em Canaã é uma ação típica de sucesso do Pronatec. “Aqui em Canaã, a ação envolveu uma empresa bem estruturada, o MDIC como articulador demandante do programa, fazendo a interação com o MEC, e um ofertante forte no país, que é o Senai, o que traz esta virtude de chegar a todas as regiões para o atendimento às perspectivas de mercado”, declarou.

Para Lucas Medeiros, de apenas 16 anos, a oportunidade do curso foi uma realização. “Tenho a sensação agora de um objetivo conquistado, consegui me qualificar, buscar uma profissão e adquirir mais conhecimento. Esse foi um convênio que ajudou muito a todos os jovens de Canaã”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.