Um total de 150 jovens e adultos foi formado para o exercício de sua mais nova profissão: soldadores e eletricistas industriais. A formação profissional foi assegurada pela parceria entre Vale, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação (MEC). A solenidade de formatura foi realizada na última terça-feira, 1º de março, no Senai, em Canaã dos Carajás.  

O evento contou com a presença também do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica Adjunto do MEC, Carlos Arthur Carvalho de Arêas e do Diretor do Departamento de Tecnologias Inovadoras do MDIC, Rafael Moreira, além de representantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Vale.

Esta é uma das turmas formadas de um total de 650 jovens bolsistas do Pronatec no município. As áreas de formação foram indicadas ao Pronatec pela Vale, de acordo com a demanda por mão de obra identificada na região. “Nosso objetivo é contribuir para o município de Canaã dos Carajas, desta vez, apoiando o aumento do potencial da empregabilidade da população na região”, destaca o diretor de Operação do S11D, Josimar Pires.

Para o represente do MEC no evento, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica Adjunto, Carlos Carvalho de Arêas, a formação em Canaã é uma ação típica de sucesso do Pronatec. “Aqui em Canaã, a ação envolveu uma empresa bem estruturada, o MDIC como articulador demandante do programa, fazendo a interação com o MEC, e um ofertante forte no país, que é o Senai, o que traz esta virtude de chegar a todas as regiões para o atendimento às perspectivas de mercado”, declarou.

Para Lucas Medeiros, de apenas 16 anos, a oportunidade do curso foi uma realização. “Tenho a sensação agora de um objetivo conquistado, consegui me qualificar, buscar uma profissão e adquirir mais conhecimento. Esse foi um convênio que ajudou muito a todos os jovens de Canaã”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here